ANTONIO BUDAL

Algumas Informações e Registros ocorridos no mês de Maio/2021

ACIPU – Assoc. Com., Ind., Agropec. de Porto União/SC, está situada em novo endereço na Rua Getúlio Vargas, 244, anexa a Rodoviária Municipal de Porto União, no segundo piso. A mesma passa por importante readequação, fruto do trabalho do novo presidente, Fábio Rulf, e sua equipe, os quais, em entrevista a esse repórter, comentaram de tal feito, inclusive, deixando “acesa a chama”, caso a pandemia venha a baixar, a possibilidade de ainda neste ano, realizar a tradicional Festa do Steinhaeger e do Xixo. Vamos aguardar esta possibilidade, caso contrário, só para o ano de 2022.
Destaco também, uma recente entrevista, ao vivo, que fiz na radio 87,9, onde um dos responsáveis pelo Coletivo “Lula”, diretamente lá de Florianópolis/SC, por meio de contato telefônico, o eficiente Carlos César Vieira, explanou seu grande conhecimento, respondendo minhas perguntas, iniciou pelo seu currículo/apresentação, posteriormente falou sobre (ao seu ver), a situação ainda grave da pandemia pelo país e em Santa Catarina devido a falta de vacinas para imunizar grande parte do povo brasileiro e catarinense. Comentou também sobre a militância que representa, a qual, sempre seguindo os protocolos sanitários devido a covid-19 e também os preceitos democráticos contidos na constituição para manifestações pacíficas, nas quais se objetiva informar a verdade para toda comunidade, principalmente no aproximar-se do breve período das possíveis pré-candidaturas para 2022, inclusive dos presidenciáveis. Destacou ainda a importância do tema educação para todos, cujo assunto, também foi comentado pela professora Lucimara Vieira, que participou, também ao vivo, das rodadas de debates, inclusive a mesma também abordou com propriedade para o meio educacional, a urgência da vacinação para todos, evitando assim a possível evolução do vírus, também destacado pela ciência, como o avanço de novas variantes da covid-19.
Justo reconhecimento para a Terapeuta Professora de Danças, Scharlene Luciara Amarante, a qual recebeu Certificação proporcionada pela UNESCO, fruto de seu destacável trabalho, sempre ministrando os diversos tipos de danças, principalmente, como a dança cigana polonesa. Atividade são realizadas em seu amplo “Templo do Ser, Coletivo do Bem Viver”, localizado na Rua Max Schwartz, 180, em União da Vitória/PR e segundo ela, são vários os benefícios proporcionados pela prática da dança para o corpo e a alma, estando acessível para todas as faixas etárias.
Servindo de termômetro para medir avanços alcançados de desenvolvimento populacional, somando-se em melhores índices de riqueza, alfabetização, educação, esperança de vida, natalidade, entre outros, influenciando no bem-estar da população, especialmente das crianças, o município de Porto União/SC está na 21ª posição no ranking do IDH-Índice de Desenvolvimento Humano (Municipal) em Santa Catarina, também ocupando a posição entre os 100 primeiros do referido IDH nacional, composto pelas 5.570 cidades brasileiras.
A APADAF de Porto União está sendo parabenizada por ampliar suas atividades e firmar convênio com o Setor Social do Município de União da Vitória, que mesmo ainda em projeto piloto, vagas limitadas, passa agora a atender, também, portadores do Autismo, sempre passando primeiramente pelo cadastramento e agendamento na prefeitura de União da Vitória. Mas afinal o que é o autismo? Cientificamente é conhecido como transtorno do espectro autista, é uma síndrome caracterizada por problemas na comunicação, na socialização e no comportamento, geralmente, diagnosticada entre os 2 e 3 anos de idade.

21 de maio de 2021 – Antonio Budal

Clique para comentar
Sair da versão mobile