Causou grande tristeza as mortes dos amigos Zani Farah, Fabiana Forte Huergo e Afonso Reis Teixeira. Zani cumpriu brilhante trajetória como advogado, foi emérito desportista e vereador. Tive o privilégio de trabalhar com ele na Prefeitura de União da Vitória, quando fui presidente da Fundação de Cultura e ele presidente da Autarquia Municipal de Esportes. Também convivemos na época em que jogávamos vôlei no Clube das Sextas. Após a contenda esportiva rumávamos para a casa de um dos integrantes onde jantávamos e jogávamos baralho. Zani sempre estava de ótimo humor e era muito brincalhão. Deixa muita saudade.
Quem partiu muito antes da hora e como Zani, deixa impreenchível lacuna, foi nossa querida e carismática professora de inglês, Fabiana Forte Huergo. Ela era grande defensora da causa animal, realizando exemplar trabalho, dedicando toda sua vida aos animais abandonados.
O mais recente querido amigo a nos deixar foi Afonso Reis Teixeira, amigo da família Augusto há mais de 70 anos. Afonso era um talentoso escritor e seu último livro foi prefaciado por Lulu Augusto. Ele foi eleito vereador em 1982, e, notabilizou-se por ser autor do maior número de requerimentos em sua legislatura. Saudade eterna destes três amigos.
Notas dissonantes
É o título da coluna de Guilherme Takezo, que inicia trajetória aqui em Caiçara nesta edição. Nesta sua primeira coluna, Takezo relembra os principais discos de 1991 e que agora completam 30 anos de lançamento. Um dos principais discos do referido ano foi sem nenhuma hesitação, Nevermind, do Nirvana, provavelmente, o mais importante álbum da década de 90. Ao ler a ótima coluna de Takezo fui, imediatamente, remetido para 1971, ano em que John Lennon lançou Imagine, primeiro disco do ex-Beatle, após a dissolução da banda em 1970. Neste disco está, obviamente, Imagine, que se tornaria uma das mais conhecidas e celebradas canções do autor e que agora completa 50 anos. Também é daquele ano o disco Tapestry, de Carole King, que figuraria por mais de dois anos como o disco mais vendido dos EUA, só sendo desbancado em 1973, por Dark side of the moon, do Pink Floyd, para mim o maior disco de rock da história. Em Tapestry, estão alguns dos maiores hits da carreira de King, como as belas e sensíveis, It’s too late e You’ve got a friend.
Esporte Total
O professor Edson Ayres acertou em cheio ao convidar o advogado, pesquisador do futebol e colunista de Caiçara, Carlos Alberto Senkiw, para comandar o programa Esporte Total, na Rádio Educadora-Uniguaçu. Carlão sensível e arguto que chamou a jornalista, Camila Godoy e o ex-zagueiro do Iguaçu, o lendário Belga, para compor sua equipe. O resultado foi um tiro na mosca, não podia dar errado, pessoas inteligentes, criativas e talentosas nos brindam com um emblemático programa que me faz lembrar com tristeza do programa Linha de Passe, da ESPN, na época em que lá estavam José Trajano, Juca Kfouri e Márcio Guedes, intelectuais que iam muito além do futebol, embora o programa fosse, exclusivamente, de esportes.
Competência
Cumprimento a assessora de imprensa de Porto União, Leia Alberti, pelo excelente trabalho que faz na função. Leia que foi minha aluna na Uniuv, executa seu trabalho com maestria, é criativa, esbanja competência e atende a imprensa com extrema cordialidade e gentileza. Aproveito para cumprimentar o prefeito, Eliseu Mibach, pela ótima escolha que fez ao designar Alberti para a espinhosa função.
Fluzão arrasa menguinho Não poderia deixar passar a esmagadora vitória de meu modesto Fluminense sobre o milionário Flamengo. O técnico Marcão que é patrimônio do tricolor deu um nó tático em Renato Gaúcho, dando a bola ao adversário e sendo fulminante nos contra golpes, em tarde inspirada de John Kennedy, luxuosamente coadjuvado pelo também garoto Luis Henrique. Vale ressaltar que nesse ano já houve 6 Fla X Flu, com o Fluzão vencendo 4, empatando 1 e perdendo apenas 1. Ainda falando em futebol, não é possível um time como o Palmeiras que está na final da Libertadores, ter dois centro avantes medíocres como Luis Adriano e aquele sujeito de cabelo pintado, que é tão ruim quem nem consigo lembrar seu nome. Na vitória sobre o Sport por 2X1, mais uma vez ficou provado que Gustavo Scarpa tem que ser titular. É isso.