CULTURA LATINA

Buñol, a cidade de “La tomatina”

A cidade de Buñol, situada a oeste da província de Valencia, é testemunha fiel da história espanhola, ocupada por franceses, romanos e árabes, as influências estrangeiras são apreciadas em sua arquitetura e também em pequenas coisas do cotidiano.

Com seu clima mediterrâneo a cidade possui muitos encantos para os turistas, a quase 350 metros de altura sobre o nível do mar, são diversas as atividades que oferecem suas serras e riachos, com vistas incríveis, como por exemplo o rio Juanes ,” La cueva de las Palomas”, e “La cueva de Turche” que é um dos espaços mais conhecidos da cidade de Buñol, o lago e a cascata que desce o alto das rochas, oferecem ao turista um magnífico espetáculo natural.

“El pico de Jorge” ou “El alto de Jorge”, com aproximadamente 600 metros de altura, possui uma visão panorâmica única, de lá se pode apreciar o povo de Buñol em sua totalidade e seus pontos turísticos. O parque fluvial, o passeio San Luís e o campanário de La Torre, esse um dos pontos prediletos de turistas e aventureiros.

Em Buñol existe uma grande tradição de festas, mas uma das mais famosas é a “tomatina”, a festa do tomate na Espanha. Correm muitas versões da história do início da festa da tomatina, contudo a mais coerente é que em meados do ano de 1945, celebrava-se um desfile na cidade e segundo relatos, um jovem que queria participar do desfile golpeou a outro jovem que caiu no chão; este indignado passou a bater e empurrar a todos, provocando uma verdadeira batalha, logo ocorreu a alguém utilizar verduras como “munição”, então todos o imitaram abrindo caixas de tomate que por ali estavam; a polícia interrompeu e os jovens foram obrigados a arcar com os prejuízos. No ano seguinte a batalha se repetiu, mas desta vez trouxeram de casa os tomates, e foram mais uma vez impedidos pela polícia.

Mesmo assim, essa batalha tão peculiar foi se repetindo ano após ano, e atualmente é uma tradição que se dá na última quarta-feira do mês de agosto, na “Plaza del Pueblo “ (praça do povo). Esta festa é uma das mais conhecidas realizadas na Espanha, consiste no arremesso de tomates (amassados, para evitar algum dano) entre os participantes, que além desta divertida farra , a festa conta com jogos, comidas e a melhor música popular espanhola.

A tomatina é a festa reúne o povo de Buñol e muitos turistas, que chegam para uma das festas mais divertidas da Espanha, e por que não do mundo.

Gracias, un fuerte abrazo y hasta.

27 de janeiro de 2012 – ​Suelen Kukul Bracho

Clique para comentar
Sair da versão mobile