Olá, eu sou o Guilherme Takezo! Essa semana vai rolar aqui no Brasil o festival Lollapalooza nos dias 25, 26 e 27 de março. Comentando um pouco sobre o Lollapalooza, o festival foi criado em 1991 por Perry Farrell, vocalista do Jane’s Addiction. Muitas bandas grandes já passaram pelo palco do Lolla, como Red Hot Chili Peppers, The Strokes, Pearl Jam, Foo Fighters, Arctic Monkeys, The Cure, Green Day, Muse e por aí vai… A primeira vez que o festival aconteceu em terras brasileiras foi em 2012 no Jockey Club em São Paulo. Algumas bandas das quais já comentei aqui na coluna vão tocar por lá este ano. Bandas como Foo Fighters, The Strokes, Terno Rei, Fresno, Menores Atos etc. Com certeza vai rolar muito som bom por lá. Queria muito assistir o Foo Fighters esse ano, o show dos caras é sensacional. Eles não deixam cair a energia do show do começo ao final. Isso se deve em grande parte ao repertório de grandes sucessos e músicas explosivas. Essa turnê está sendo feita em promoção do último álbum dos caras, o Medicine At Midnight, um álbum que eu particularmente curti muito. Na verdade, gostaria de assistir todas essas bandas, mas comentei sobre o Foo Fighters por não ter essa oportunidade de assistir eles sempre né… Ao Foo Fighters, infelizmente, não vou conseguir assistir, mas agora em abril vou assistir o Menores Atos em Curitiba e em junho vou assistir o Terno Rei em Curitiba também. Estou animado desde já para esses shows
Acredito que agora que os eventos estão voltando a acontecer, os festivais vão acabar virando tendência no mundo da música. Tanto os festivais grandes quanto os pequenos. Todo mundo está sedento por eventos e shows e existe um grande número de artistas e bandas querendo tocar. Esse cenário vai acabar culminando em festivais com a ideia de juntar mais bandas como atrações para as pessoas assistirem em um dia. Isso é uma coisa realmente boa para artistas pequenos, porque muita gente que normalmente não assistiria um show deles, acaba conhecendo seu trabalho nesses festivais. A experiência de conhecer bandas em festivais é muito legal. Eu fui no Lollapalooza de 2017 para assistir The Strokes e acabei conhecendo duas bandas que curti bastante o trabalho. Uma delas é o Catfish and the Bottlemen, uma banda com som indie mais cru, e a outra é a Two Door Cinema Club, também uma banda indie, mas com um som mais dançante. Se você nunca foi a um festival desse, você deveria ir. A experiência completa é muito legal. Escolher quais bandas você quer assistir, passar o dia assistindo a shows, olhar as lembrancinhas que estão à venda nas lojas do festival (comprar não, porque geralmente é muito caro), conhecer outras pessoas durante o evento etc. Vale a pena se programar e ir.
Festivais locais são eventos muito bons para se frequentar também. Já toquei em vários aqui pela região e o sentimento é sempre o mesmo: acordar animado para fazer um som com meus amigos durante o dia. Carregar o carro com os instrumentos e ir passar o som pode ser um pouco cansativo, mas não deixa de ser divertido. Para você ter noção de como eu curto festivais, teve uma vez em que eu fui no sábado para São Paulo no Planeta Terra assistir Kings of Leon e outras bandas, o festival acabou perto da meia noite. Voltei direto para a cidade, acabei chegando aqui no começo da tarde de domingo e fui tocar com a Ledbeder em um festival local às 16h. Foi corrido? Foi corrido demais, mas foi muito divertido.
Para encerrar, meus amigos, reafirmo que vale a muito a pena assistir a festivais. O clima é muito legal! Mas digo não só festivais grandes, mas também os locais. Assista festivais locais, apoie a cena das bandas independentes da tua cidade!
26 de março de 2022 – Guilherme Takezo