Centro Universitário Vale do Iguaçu realiza entrega de aproximadamente 5 toneladas de alimentos à instituições sociais
Compromisso social é um dos lemas do Centro Universitário do Vale do Iguaçu, e a instituição segue esse propósito mesmo quando o evento é uma festividade. Foram aproximadamente 5 toneladas de alimentos arrecadados para a 18º Festa à Fantasia de recepção aos calouros 2022, realizada no dia 8 de abril, no Centro de Eventos da instituição.
Para participar da festa, bastava trocar o ingresso por 1 kg de alimento, que após contagem e separação em cestas básicas, foram distribuídos para 14 instituições e projetos sociais de União da Vitória e Porto União. O ato da entrega aconteceu em dois momentos, no dia 14 e no dia 20 de abril. Segundo o Pró-reitor de Planejamento e Administração, professor Hilton Tomal, talvez apenas quem passa fome sabe realmente da importância de receber a solidariedade de alguém. “E não poderia ser diferente. A Uniguaçu tem o compromisso com a comunidade, mas o mérito não é só nosso, e sim de cada aluno ou membro da comunidade que através da sua doação de quilo em quilo pode resultar neste montante. E mais, o trabalho fantástico de cada instituição que está lá na ponta fazendo com que o alimento possa chegar a quem realmente necessita, isso é gratificante”, afirma. A Soldado Rafaela Cristina Handt, do Setor de Apoio Humanitário da Polícia Militar de Porto União, que auxilia pessoas em situações de vulnerabilidade social dentro do município, que procuram ajuda da PM, afirma que a instituição, que sobrevive de doações, teve uma queda de arrecadação durante a pandemia. “O Setor de Ajuda Humanitária ajuda as pessoas com vulnerabilidade que vem até nós. Buscamos dar um suporte para a comunidade que não tem um poder aquisitivo. O que a gente recebeu aqui já vai ser destinado para quem está necessitado hoje mesmo. Sem dúvida vai ajudar muitas famílias do nosso município. A PM agradece imensamente a parceria e esperamos que se repita todos os anos”, comenta Rafaela. Além da PM de Porto União, foram contempladas com as doações as seguintes instituições: Amiguinhos do Tratamento Apadaf Apae Porto União Coletivo Alimenta Iguaçu Instituto Hermon Lar de Nazaré Pequena Criança Profeta Daniel Projeto Dignidade (Instituto Scaramela) Projeto Karatê Projeto Mesa Brasil (Sesc) O Vice-reitor da Instituição, professor Mateus Cassol Tagliani, comemora o sucesso que foi o retorno da Festa a Fantasia neste ano. “Foi lindo ver como as pessoas contribuíram para que o evento fosse consagrado a maior festa universitária da região. Já é tradição o ingresso ser de forma beneficente, mas esse ano nos surpreendeu de forma muito positiva. Nosso muito obrigado a todos que de certa forma, abraçaram essa causa”, finaliza. O evento contou com o apoio de organização da empresa Realiza Formaturas, patrocínio da Gráfica e Comunicação Visual Patrick Design e Famatel, e ainda apoio da Cris Fantasias.
Alunos participam de projeto piloto sobre a preservação do Meio Ambiente
Alunos do 5º ano da Escola Municipal Hilda Melo puderam conhecer na tarde desta segunda-feira, 25, mais sobre as duas Unidades de Conservação Ambiental de União da Vitória durante uma apresentação feita pela Secretaria do Meio Ambiente em parceria com a Secretaria da Educação. A explanação faz parte de um projeto piloto que pretende levar para os alunos mais informações sobre a preservação do Meio Ambiente e a sua importância para o futuro das gerações. A apresentação aconteceu com a presença do Secretário da Educação, Ricardo Brugnago e foi realizada pelo Secretário do Meio Ambiente, Antônio Nhoatto e pela bióloga do Município, Andressa Bérgamo Arlanch, que falou para os alunos sobre a importância da criação das Unidades de Conservação para a preservação da fauna e flora de União da Vitória. O projeto que ainda está em desenvolvimento levará para os alunos do 5º ano de todas as Escolas Municipais mais informações sobre as Unidades de Conservação, que foram criadas recentemente, e também sobre a importância delas para todo o Meio Ambiente, além de trabalhar a questão com os alunos de todo o Município. Unidades de Conservação_ Foram criadas recentemente as duas primeiras Unidades de Conservação de União da Vitória. Com um total de 760 hectares a “Estação Ecológica Municipal Alidio Moretti” e a “Reserva Biológica Municipal Eduardo Sonnenstrahl” tem o objetivo de preservar os ecossistemas naturais já existes na região, como o bioma da Mata Atlântica e a mata de Araucária