EDUCAÇÃO

Professor Edson Aires da Silva recebe cidadania honorária
de Porto União

A noite de 12/05, foi marcada por um momento muito especial: o reitor e do Centro Universitário Vale do Iguaçu e superintendente das Coligadas UB, professor Edson Aires da Silva, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Porto União. A cerimônia aconteceu no auditório da Instituição e contou com a presença de familiares, amigos, além de funcionários, acadêmicos e autoridades locais e regionais.

O Decreto Legislativo nº 700/2020 que torna o reitor, natural de Manoel Ribas, região central do Paraná, um “filho da terra”, é de autoria da então mesa diretora, presidida pelo ex-vereador Sandro Luciano Calikoski, que na oportunidade, em seu discurso, exaltou a contribuição do professor para o desenvolvimento de toda a região do Vale do Iguaçu.
“Nós [vereadores] tivemos a ideia de dar esse título valioso, pelo seu trabalho, inovando a educação em Porto União, União da Vitória e região. Isso é notório, qualquer um vê, quando começou a Uniguaçu e o que é hoje! Esses edifícios, os professores, colaboradores, quanto emprego está gerando. É uma grande empresa e com certeza está trazendo a grandeza do conhecimento para a nossa população”, afirmou o ex-vereador.


Emocionado e lisonjeado com a honraria, em seu discurso, o professor Edson agradeceu a todos que fazem da Instituição um lugar de aprendizado mútuo e contínuo, esforçando-se diariamente para ofertar um ensino de qualidade e acolher com carinho às demandas da comunidade, transformando a vida de cada um que passa pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu. “O mérito não é apenas meu! Embora esse título seja personalizado em minha pessoa, obviamente ele faz parte da vida de todos da Instituição. Todas essas conquistas, que levam o nome da gente, são ligadas ao que a Uniguaçu tem feito na região de Porto União da Vitória”, reforça o Professor.
Desde a sua criação, o Centro Universitário Vale do Iguaçu já realizou mais de 475 projetos sociais somente no município de Porto União, isso soma mais de 60 mil porto-unienses atendidos pelas atividades realizadas com a população nas comunidades e escolas do município. “Dentro da instituição, foram mais de 50 mil atendimentos, seja na clínica de fisioterapia, de psicologia, odontologia, nutrição, enfermagem, farmácia, no escritório de práticas jurídicas, das engenharias, ou com o hospital veterinário. Tudo isso é imensurável e transformou a vida de muito mais pessoas”, elenca Silva.
Este é o terceiro título que o professor Edson recebe. Ele já foi foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de União da Vitória, em 2017, e da cidade de Guarapuava, no ano seguinte, em 2018.
“Pedindo perdão à técnica geográfica, diria que meu coração faz com que, Ivaiporã – minha terra de origem, União da Vitória, Porto União e recentemente Guarapuava, formam uma zona contígua, não há como separar a minha essência destes quatro lugares. Dentro de mim, não há limites espaciais entre elas. Chamo essas cidades como minha casa”, emocionado, relata o professor.
Além do professor Edson, na ocasião o Deputado Estadual de Santa Catarina, Vicente Augusto Caropreso também foi homenageado com a outorga da cidadania honorária porto-uniense, por sua atuação política, principalmente na área da saúde pública, que elevam a qualidade de vida e os indicadores socioeconômicos de Santa Catarina. A outorga do Título de Cidadão Honorário, entregue na Sessão Solene da Câmara de Vereadores é uma forma de manifestar publicamente a importância dos homenageados à comunidade, com o intuito de prestigiar pessoas e entidades que prestam relevantes serviços à sociedade.

Centro Universitário Vale do Iguaçu adere ao Projeto Universidade
Amiga da Justiça Eleitoral do Paraná

Na sexta-feira, 06, o reitor do Centro Universitário Vale do Iguaçu, professor Edson Aires da Silva, assinou um acordo de cooperação técnica do Programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

O programa é uma parceria entre faculdades e universidades públicas e privadas de todo o Estado do Paraná, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes o protagonismo tanto no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, quanto no conhecimento relativo ao processo eleitoral, voto consciente e confiabilidade do sistema eletrônico de votação.
Além de assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, bem como alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e, promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos, construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
A parceria entre a instituição e o órgão visa ainda a concessão mínima de 60 horas extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nas Eleições 2020, quando atuantes nos dois turnos da eleição e de 30 horas, quando a atuação for em um turno somente.
A assinatura aconteceu durante o Encontro Regional de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas (Encosegue) que aconteceu no auditório do Centro Universitário Vale do Iguaçu, Salão Nobre Prof. Dr. Wilson Ramos Filho.

Clique para comentar
Sair da versão mobile