HABEAS DATA

Visita

Em outubro de 2016, União da Vitória recebeu a visita histórica da Dra. Maria Clara Sottomayor. Jurista, magistrada e professora portuguesa. Dra. Clara foi Juíza do Tribunal Constitucional, a mais alta Corte de Portugal. O Evento foi realizado no salão nobre da Uniguaçu, hoje UGV, por iniciativa do Excelentíssimo Juiz de Direito Dr. Carlos Matioli.
Dra. Maria Clara é reconhecida mundialmente pela sua postura em defesa dos direitos da mulher. Inclusive recomendo uma pesquisa sobre sua carreira e sobre suas belas obras. Na ocasião, o então presidente da nossa subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, Dr. Laury Angelo Fagundes, me incumbiu de representar a entidade no importante evento.
Recentemente, encontrei nos meus arquivos, o meu discurso de saudação a brilhante magistrada.
Penso ser interessante publicá-lo, muito em razão que a composição do discurso efetivada com a preciosa colaboração das milhas filhas, Camila e Joana, ainda é muito atual.
Segue o discurso :

Toda vez que uma mulher se defende, sem nem perceber que isso é possível, sem qualquer pretensão, ela defende todas as mulheres.
(Maya Angelou)

As advogadas e advogados de União da Vitória e do Estado do Paraná lhe saúdam, Dra. MARIA CLARA SOTTOMAYOR. Ou se me permite Dra. Clara
Sua presença, histórica, hoje em nossas cidades, representa um marco transformador e importante na conscientização da nossa comunidade.
Nossa plateia formada, por homens e mulheres de todas as idades tem muito a aprender com seus ensinamentos e acima de tudo com seus exemplos. Sua luta é reconhecida e acima de tudo respeitada em toda a Europa.
Certa ocasião, a colega disse em seu país:
As mudanças são muito lentas. “A igualdade de gênero é apenas formal e aparente”.
No Brasil a realidade é mais alarmante. Temos muito a evoluir e a discutir sobre isso. A lentidão das mudanças é cruel, principalmente aos oprimidos. O interior do Brasil tem sérias dificuldades e acumula exemplos terríveis de violência contra a mulher e contra a criança.
Me reporto, de novo, as suas palavras, Dra. Maria Clara:
O feminismo, então, é uma questão básica: “É [uma questão de] igualdade, que começa por ser uma questão de justiça”.

Problemas sérios, como aborto, aqui deveriam ser tratados como questão de saúde pública. Mas infelizmente esbarramos no retrocesso e no conservadorismo de culturas religiosas que ainda tratam o ser humano como há 500 anos.

“O ABUSO SEXUAL SEMPRE FOI E CONTINUA A SER UMA EXPERIÊNCIA FREQUENTE NA VIDA DE MUITAS CRIANÇAS E MULHERES, FENÔMENO VIVIDO EM SEGREDO E MARCADO PELO SILÊNCIO QUE OPRIME”.

CLARA, permita-me,
Temos em nossa Comarca dois bravos batalhadores pelos direitos das mulheres e das crianças oprimidas. Conheço os Doutores Carlos Mattioli e Júlio Ribeiro há muitos anos. Eles, tal qual a senhora, CULTIVAM O HÁBITO DE SE POSICIONAR A FAVOR DE QUEM ESTÁ SENDO LESADO, SEMPRE POR IMPULSO.

Obrigado por nos honrar com sua visita. Espero que ela não seja por acaso, mas que nos sirva de IMPULSO para continuar a combater as injustiças praticadas contra os oprimidos.

Minhas filhas, declaradamente feministas, e que muito me ensinam sobre o assunto, me determinaram a encerrar com um pouco mais da Guerreira Maya Angelou. Assim sendo, Dra. Clara, nós advogadas e advogados de União da Vitória lhe desejamos muita saúde, persistência e força. Continue sempre, firme e forte!

ASSIM COMO A LUA OU O SOL
COM A CERTEZA DAS ONDAS NO MAR
COMO SE ERGUE A ESPERANÇA
AINDA ASSIM VOU ME LEVANTAR.

Clique para comentar
Sair da versão mobile