= Forum de União da Vitória aplicando o projeto piloto: “Corredores Culturais”, por intermédio do Dr. Luis Mauro Lindermann Echer, atual Juiz da 1ª Vara e Fazenda Pública proporcionou o prosseguimento da exposição de telas: “Mais Justiça por Favor”, dando mais uma demonstração de exemplo e valorização dos nossos artistas plásticos, no caso os da Associação Amadeo Bona, que expuseram cerca de 30 telas expressando muitas cores e criatividade sob olhar da Justiça, esse tema tão caro na atualidade. A exposição está disponível ao público sempre em horário comercial até o dia 21 de novembro, inclusive possibilitando aos interessados, aquisição de algumas peças do acervo.
= Destaco também neste registro mensal, a Caminhada Outubro Rosa, tradicional evento das meninas de Rosa, que sempre neste mês (Outubro Rosa), enfatiza-se a prevenção do câncer (lembrando que a prevenção é o ano todo), cuja atividade teve início na manhã do dia 5, com caminhada saíndo defronte da Casa da Bebel, percorrendo as ruas principais de União da Vitória e Porto União, até a Praça Hercílio Luz, para maiores esclarecimentos sobre a importância da prevenção. Lembrando ainda que no decorrer deste mês estão programados vários outros eventos neste sentido.
= No sábado à noite (08), integrantes do Grupo Escoteiro Iguaçu, realizaram um prestigioso evento no salão da Igreja Santa Catarina, no bairro Santa Rosa, onde ocorreu uma grande confraternização e Ação Entre Amigos. Um grande público participou e ajudou o GEI, a angariar recursos para prosseguimento de suas atividades e manutenção do prédio sede do grupo. Parabéns a todos, pela bem elaborada organização.
= Na tarde de sábado (22), ocorreu um dos mais tradicionais bailes promovido pelo Grupo Renascer, da Melhor Idade, de Porto União no bairro Santa Rosa, seu 18º Baile da Primavera. Contou com a presença de vários casais da terceira idade, os quais chegaram em vários ônibus e veículos próprios, estacionados defronte ao Clube Aliança, cuja animação do baile, teve a participação musical dos bons tempos, proporcionado por Gabriel Basi e equipe. Salão repleto dos referidos casais oriundos de vários municípios de nossa região, onde destaca-se a sempre e boa organização da coordenadora Hilda Verguth e sua equipe.
= Agradecimentos para todos os integrantes do Instituto Cultural Grünenwald-PU, os quais realizaram com muita satisfação sua 2ª Frühlingsfest, celebrando a Festa das Etnias, que saúda com muita alegria e com o badalar dos sinos do campanário, a chegada da Primavera. Somando-se ao evento, a 1ª Caminhada Noturna. Foram atividades desde 7 a 9 de outubro, quando foram proporcionados atrativos musicais; jogos germânicos; danças folclóricas e deliciosa gastronomia, entre outros, ou seja, anunciandoa proximidade da Festa Nacional do Steinhaeger e do Xixo.
= Finalizo com o recebimento de Titulo de Cidadã Honorária de União da Vitória para Therezinha Leony Wolff, outorgado em Sessão Solene da Câmara de Vereadores de União da Vitória, ato unânime dos edís, efetivado na noite de sexta feira, 21 de outubro, uma justíssima honraria para a agraciada, pelos seus vários feitos educacionais, artísitcos e culturais. Entre os vários comentários, destaco o de sua filha Fernanda Wolff, que enfatizou que a melhor homenagem que uma pessoa pode receber é aquela em vida, podendo usufruir dos méritos, como foi o caso da Ativista Cultural Therezinha Leony Wolff. Ficamos todos também felizes e parabenizamos a homenageada pelo reconhecimento de seus trabalhos realizados.