ANTONIO BUDAL

Informações e Registros

= Manhã de segunda feira 21, falando da denominada por muitos, “Joia da Coroa”, a máquina locomotiva “Maria Fumaça 310”, que recentemente esteve disponível para os apreciadores e saudosistas, na Estação União, retornou conduzida por ex-maquinistas circulando pelos trilhos das cidades irmãs, em direção ao seu atual local para continuidade de verificações e adequações, ou seja, na sede do Instituto Cultural Grünenwald. Lembrando que no caminho de retorno, a mesma, deu uma “paradinha” na Praça do Contestado, onde muitos transeuntes ansiosos, puderam também tirar suas selfs e chegar ao páteo do referido Instituto Cultural. Segundo comentários de alguns técnicos, a mesma, oficialmente, poderá retornar de fato aos trilhos das cidades irmãs num futuro bem próximo, após serem aprovados todos os seus ítens de segurança, exigidos pela concessionária tanto da máquina, tander e vagões, cumprindo assim, este e outros ítens de segurança. Vamos aguardar, ansiosos.

= Próximo ao meio dia de sábado, (12), ocorreu um mega e memorável reencontro de alunas e professoras da “TURMA DE 66”, do Curso Normal Regional Marcelino Dutra, que funcionava no Colégio Balduino Cardoso. O evento foi coroado de muitas recordações e bons momentos outrora vividos entre esses alunos(as) e professores da época. Como registro importante deste reencontro, segue uma breve relação, das alunas da época:
Ivanira Olbertz, Rosa Correia da Maia (Professora), Noeli Rocha (Professora), Maria Tereza, Marli T. A. Boldori, Altamiro Beckert e destaque para a então Rainha do Cinquentenário de Porto União, Doroty Novacki (aluna/professora da época). Ainda para deixar a relação mais completa vão aqui mais alguns nomes lembrados, estudantes de 1965 à 1970: Denise, Arlene, Neuza, Maria Clara, Elfrida, Carmen Lucia, Leoni, Joana, Mara Beatriz, Marli, Mara Maravilha, Celina Stoklosa, Ceni, Altamiro Beckert, Profª Darly Baso e outras tantas alunas e mestras, que por ventura foram esquecidas, pois já se passaram mais de 6 décadas, ficam aqui as nossas mais sinceras homenagens à todas! O referido reencontro ocorreu na Marina Náutica de União da Vitória, local bastante aprazível e possibilitou a todos contemplar a beleza natural, localizada numa das margens do Rio Iguaçu, com atendimento personalizado pelo proprietário.

= Mais uma vez o Professor Tadeu Ribeiro e sua equipe nos surpreenderam, dando uma fiel demonstração da importância da preservação da arte e da cultura em suas mais diferentes nuances. O evento começou na tarde de sexta feira, 18, e continuou com Uma Noite de Gala, no sábado,19, no Cine Teatro Luz. Momento nobre com apresentações da Peça do Ballet Clássico e, mundialmente, famoso, Giselle. Fruto de um incansável trabalho do Professor Tadeu Ribeiro, o qual, milita já há mais de 30 anos no setor artístico-cultural. Saudamos o Professor Tadeu Ribeiro, pela continuidade desse importante trabalho.

= Porto União na manhã de domingo (27), foi sede catarinense do Circuito de Corridas da Unimed – Etapa Porto União 5, 10 KM na Praça Hercílio Luz, quando contou com a participação de cerca de 300 inscritos, entre atletas e cadeirantes em suas respectivas modalidades. Essa Etapa de Porto União, certamente, atendeu as expectativas dos corredores, que há mais de dois anos devido a pandemia esperaram por esse momento.
Além de receber troféus e certificados, o que contou mesmo foi a participação e disposição em atravessar a linha de chegada. Parabéns aos organizadores pela iniciativa.

= Um justo registro para um ilustre ex-morador de Porto União, Carlos Guerios, atualmente, morador de Itajaí, Santa Catarina, o qual fruto de seu incansável trabalho como “acumulador” e “cuidador da história”, recentemente, foi honrado com uma raríssima medalha da Marinha Brasileira, pelas mãos do vice-almirante, num prestigioso evento onde também inauguraram uma estátua em bronze do Marquês de Tamandaré. Na ocasião, estavam perfilados 200 oficiais da Marinha, Banda dos Fuzileiros Navais, convidados e homenageados, quando adentrou ao cortejo alusivo, o comandado pelo Vice Almirante com 25 autoridades da Marinha, Exército, Policias Militares e Civis, Vice Prefeito, politicos, deputados federais e estaduais, inclusive ocorrendo uma interessante “quebra de protocolos” fato pitoresco, quando o senador Esperidião Amin saiu de seu local em meio as autoridades, seguiu em direção a Carlos, para dar os cumprimentos e um forte abraço, proporcionando um olhar diferenciado de todos, ficando surpresos e estupefatos. Tal feito foi conquistado por Carlos, pelos seus 57 anos de ajuda a Cultura do Brasil, na recuperacao de documentos, instalação e melhorias de bibliotecas por toda Santa Catarina e pelo Brasil. Carlos, nós daqui das cidades irmãs, muito nos orgulhamos pelos seus feitos.

= Também quero registrar com muita satisfação nesta minha coluna, a mais nova produção literária de sua própria lavra, o livro denominado: “A CANETA DE MEU PAI”, cujo autor Flávio Carraro, disponibiliza aos seus leitores uma agradável leitura por meio de seus breves relatos históricos. Atualmente ele reside e trabalha em Curitiba. Deixo aqui um abraço e sincero agradecimento pelo bom convívio que tivemos quando trabalhamos juntos na TVMill, bem como, neste prestigioso Jornal Caiçara, onde Flávio mantinha a coluna intitulada a A Caneta de Meu Pai.

Clique para comentar
Sair da versão mobile