NACO DE PROSA

Uma volta ao passado

A convite da Afati-Faculdade da Terceira Idade da Unespar, em parceria com Sesc, fiz uma viagem a Curitiba, onde está acontecendo a exposição Tutankamon, no Shopping Estação. Em dois pisos com um espaço de sete salas repletas de história do grande faraó, Tutankamon.

A emoção que senti é imensurável, talvez por gostar muito da cultura egípcia, principalmente do Antigo Egito, com fatos ainda hoje, ocultos, que nos chamam a atenção. Por isso, fiz questão de escrever um pouco sobre o que senti estando inserida na história do Faraó Tutankamon e, fazendo uma exploração do Antigo Egito, por meio de um metaverso interativo e imersivo.
Na interação com o que eu via, não há palavras para explicar a euforia do momento, e percebi que a exaltação era geral, todos os participantes demonstravam grande animação.
São sete salas, incluindo uma de projeção mapeada em 4K, que proporciona uma jornada única aos segredos ocultos de mais de 3.500 anos.
Das sete salas cada uma nos reservava grandes conhecimentos de uma civilização de 3.000 anos.
Na primeira sala, fomos recebidos por uma atmosfera de mistério e encanto. Onde fomos levados a um portal no tempo, ali, a grandiosidade da civilização egípcia se revela de forma cativante. Fantástico! Oferecendo-nos um vislumbre, do mundo do jovem faraó.
Na segunda sala, nos vimos dentro do cofre do tesouro, mergulhamos em uma atmosfera de descoberta. A combinação meticulosa de réplicas fieis, transporta-nos para o cotidiano do Antigo Egito. Objetos do dia a dia ganham vida, revelando a riqueza e a complexidade da cultura egípcia, proporcionando uma viagem sensorial e educativa.
Na terceira sala, acontece um passeio imersivo pelos segredos do Antigo Egito.
É uma jornada visual, deslumbrante através de seis partes essenciais da história egípcia. Com uma das maiores projeções imersivas em 4K, transforma os 140 m² em um portal temporal. A exclamação de todos, que ali estavam: UAU!! Fomos envolvidos por cores vibrantes, narrativas fascinantes e a majestade da tumba de Tutankamon.
A sala de número quatro, mostra-nos o caminho para a eternidade. Onde a atmosfera é de reverência e descoberta histórica. Reproduções em escala real dos artefatos descobertos na tumba, revelam detalhes impressionantes sobre o processo de mumificação e os rituais funerários.
Neste instante fomos transportados para o centro da descoberta arqueológica, que mudou o curso da egiptologia.
A sala número cinco, nos mostra o reflexo da alma, onde a conexão com a mitologia egípcia passa a ser concreta, emocionante e extremamente interessante.
Há ainda a cabine fotográfica, que nos mergulha, na noção da vida após a morte, conectando-nos à ideia de nossas almas em um submundo misterioso e místico.
A inteligência artificial revela uma visão pessoal da alma egípcia, de cada visitante, integrando-nos ao legado espiritual do Antigo Egito. Eu consegui fazer este mergulho por cinco vezes, cinco versões minhas, de noção da vida após a morte e, trouxe comigo, como presente. Maravilhoso!
Na sala seis, a viagem ao submundo, uma experiência, que se torna uma jornada intensa e sensorial.
O filme de realidade virtual permitiu-me sentir na própria pele e alma de Tutankamon, atravessando o submundo em uma viagem de desafios e julgamentos. Senti-me com medo, mas gostaria de continuar por lá, há muito mistério para ser, quem sabe entendido, por cada um de nós.
Na sala sete, o Vale dos Reis 1922
Este espaço revolucionário redefine os limites da tecnologia de realidade virtual, oferecendo-nos acesso a um metaverso de altíssima tecnologia.
Ao entrarmos nesta sala, deixamos para trás as fronteiras do presente, e somos instantaneamente mergulhados em um mundo novo e fascinante, fantástico!
Com óculos de realidade virtual, de última geração, somos transportados para uma visão envolvente, em primeira pessoa dos momentos cruciais da descoberta arqueológica mais emblemática da história.
“A tecnologia avançada proporciona uma experiência sensorial sem precedentes no país, permitindo que cada participante não apenas veja, mas sinta a emoção pulsante e o entusiasmo arrebatador que os arqueólogos experienciaram ao desvendar os enigmas do Antigo Egito. ”
Uma exposição para muitas reflexões.

“Tutankamon, uma experiência imersiva” é uma colaboração de prestígio internacional, unindo as mentes criativas da Layers Of Reality, MAD, Som Produce e Stardust International, em parceria com as empresas brasileiras Apple Produções e Bem Comunicação Integrada. Honrada com três prêmios Telly Awards, incluindo dois prêmios de ouro e um de prata, que reconhecem sua inovação excepcional nos novos formatos audiovisuais. Os Telly Awards representam um dos mais respeitados prêmios internacionais no campo do audiovisual e estão celebrando sua 44ª edição neste ano. ”

Clique para comentar
Sair da versão mobile