Conecte-se conosco

INFORMAL

As maçãs e o jardim das hespérides

Crônica lida na rádio União em 18/12/58

O elevadíssimo preço das maçãs, ultimamente aparecidas em nossa praça, despertou-me uma associação de ideias sugerindo-me uma ligeira incursão nos abandonados domínios da Mitologia, em busca de uma comparação que pudesse ilustrar e dar algum brilho a esta crônica. Como não podia deixar de ser encontrei o que queria em termos mais desenvolvidos do que aqueles que me fornecia a minha memória, não porque minha memória seja fraca, mas pela simples razão de que a Mitologia há muito que desapareceu dos figurinos literários havendo por isso pouca gente que conhece ou se recorda dos doze trabalhos de Hércules, do velocino dou ouro a que se ligam as proezas de Jazão, e outras muitas fantasias cheias de fraquíssimos deuses, dríade, ninfas e feiticeiros.
Eis a história. As hespérides, filhas de Atlas, em número de três, possuíam um jardim cujas árvores produziam pomos de ouro. Estes frutos, frutos preciosos tinham sido colocados sob a guarda de um dragão de cem cabeças. Hércules foi a esse jardim maravilhoso, matou o dragão e se apoderou dos pomos de ouro, realizando assim um décimo de seus fantásticos trabalhos.
Pomos de ouro!
Será que à força de tanto realismo estamos nos metendo no paradoxo de realizar, de tornar palpável e visível o que na Mitologia não passa de engenhosa fabulação? Por quê? Perguntará o ouvinte. E eu respondo: porque, apesar de não existir no planeta nenhum jardim com árvores extraordinárias como aquela do horto das filhas de Atlas, existem pomos de ouro nas mercearias de nossas cidades. São as maçãs! Vejam só! Vejam que preço atingiram os pomos de ouro das nossas casas de fruta! Vinte cruzeiros…e muitas cabem dentro de um dedal… Essa fruta deveria estar ao alcance das bolsas mais modestas, mas acha-se elevada à categoria das finas peças de ourivesaria e assim, poucos podem deliciar-se com o seu excelente sabor, e ao mesmo tempo, beneficiar-se com os elementos nutritivos que ela contém. As maçãs, pois, são para nós, os novos pomos do jardim das hespérides. E assim só podem ser obtidos pelos Hércules modernos, os “gente ricas”, únicos capazes de matar sorrindo o dragão de cem cabeças.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

INFORMAL

A importância da pavimentação asfáltica na Rua Helmuth Muller

No bairro Santa Rosa, a Rua Helmuth Muller está passando por uma transformação importante com a pavimentação asfáltica em andamento. Essa obra, aguardada há anos pela comunidade, promete melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores.

A obra enfrentou alguns atrasos devido às intervenções necessárias para a construção do novo hotel na Avenida dos Ferroviários. Com a conclusão das tubulações essenciais para o hotel, a pavimentação pôde ser retomada e está progredindo conforme o esperado.
A pavimentação da Rua Helmuth Muller é resultado de um esforço conjunto entre recursos federais, estaduais e municipais, totalizando um investimento de R$ 1.300.000 (um milhão e trezentos mil reais), sendo 200 mil de recursos estaduais, 500 mil federais e 660 mil do município.
A extensão de 671 metros da via sendo pavimentada representa um avanço significativo para o bairro. Essa é uma demanda antiga dos moradores, principalmente devido ao grande fluxo de veículos que a rua recebe diariamente. Com a nova pavimentação, espera-se uma melhoria na segurança para motoristas e pedestres.
A pavimentação da Rua Helmuth Muller é um exemplo claro de como a colaboração entre diferentes esferas do governo pode trazer benefícios diretos para a população. Com a conclusão dessa obra, os moradores de Santa Rosa terão uma via mais segura, eficiente e confortável para trafegar, marcando um passo importante no desenvolvimento urbano da região.

Continue Lendo

INFORMAL

Hussein Bakri anuncia modelo de gestão mais moderno para200 escolas estaduais

Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia do Paraná, o deputado, Hussein Bakri (PSD), reuniu quase 40 deputados da base aliada e cinco secretários de Estado para anunciar o envio ao Legislativo na semana que vem de um importante projeto na área do ensino. A proposta institui o programa Parceiro da Escola para repassar a empresas privadas, a partir de 2025, a gestão administrativa e financeira de cerca de 200 colégios estaduais com baixo IDEB e em áreas de vulnerabilidade social.
“Trata-se de mais um projeto moderno e inovador do Governo Ratinho Junior, que já está sendo testado em duas escolas desde o ano passado com altos índices de frequência e desempenho dos estudantes bem como ampla aprovação da comunidade escolar. E é importante ressaltar dois aspectos: a gestão pedagógica continuará inteiramente sob responsabilidade da Secretaria de Educação e a adesão ao novo modelo só ocorrerá mediante aprovação de alunos, pais e professores”, afirmou Bakri.
Pelo projeto, caberá aos parceiros privados questões como merenda, internet, segurança, infraestrutura, contratação de professores temporários e pessoal de limpeza, mediante o cumprimento de metas e sem aumento dos custos atuais para o Estado. O pagamento às empresas será variável por escola; condicionado ao atingimento de parâmetros envolvendo frequência, matrículas, IDEB; e de acordo com o número de alunos, respeitando-se os limites de estudantes por sala de aula em vigor.
Além disso, os professores efetivos continuarão nas escolas normalmente, mas, caso não queiram fazer parte do novo modelo, poderão solicitar a transferência para outra instituição da rede estadual. Já docentes e funcionários temporários serão contratados pelas empresas parceiras via CLT e receberão os mesmos salários pagos aos profissionais concursados.
Nas duas escolas estaduais onde o novo modelo já é adotado – Anibal Khury Neto de Curitiba e Anita Canet de São José dos Pinhais –, o índice de aprovação da comunidade escolar e a frequência dos alunos passam de 90%. “Além de liberar os diretores para se concentrarem mais na parte pedagógica e menos na burocracia da gestão, esse projeto já permitiu a revitalização completa na infraestrutura dessas duas escolas, com renovação da fachada, reforma do refeitório, instalação de bicicletário, paisagismo das áreas de convivência dos estudantes, pintura das quadras esportivas e implantação do sistema de segurança com câmeras de monitoramento”, destacou Bakri.
Participaram da reunião da terça-feira (21) o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Educação, Roni Miranda; o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara; o secretário de Comunicação, Cleber Mata; e o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.

Condolências

Nos últimos sessenta dias pessoas amigas e queridas da sociedade local nos deixaram. Caiçara envia sinceras condolências às famílias enlutadas.
29/03 Bernardo Henrique Olbertz, conhecido empresário do comércio de Porto União que por muitos anos, ao lado de seus irmãos, comandou a Loja Walter.
01/04 Álvaro Schwegler, grande empresário de Porto União, que faleceu em acidente no Peru.
14/04 Sâmia Nammoura, economiária aposentada, também de tradicional família de União da Vitória.
16/04 Coema Riesemberg Monteiro da Cunha, filha de Julita e Alvir Riesemberg, uma das mais tradicionais famílias de União da Vitória.
19/04 Antonio Dias do Rosário, um dos mais conhecidos radialistas de União da Vitória.
21/04 Gláucio Marcelo Passos, terapeuta ocupacional, falecido em decorrência de acidente automobilístico.
03/05 Darcísio Mibach, empresário de Porto União, irmão do prefeito Eliseu Mibach.
08/05 Algacir Hugo Koslowski, Sebinho, um dos grandes desportistas e mestre da boa comida de União da Vitória.
14/05 Lauro Mano Jr, Lalo, muito conhecido na sociedade local, tendo inclusive presidido o Clube Concórdia.
15/05 Wilson Schultz, empresário do comércio de União da Vitória, por muitos à frente da tradicional Casa de frutas da Berenice.
20/05 Leni Trentin Gaspari, professora, vice-diretora da FAFI, hoje UNESPAR, escritora e membro da ALVI.

Continue Lendo

INFORMAL

Célio Tucano desponta como forte pré-candidato à Prefeitura de Porto União

Nos bastidores políticos de Porto União, um nome tem se destacado como forte candidato para assumir a liderança do município nas próximas eleições. Trata-se do secretário de obras, Célio Tucano, cuja trajetória e apoio político vêm consolidando sua posição como um dos principais contendores para suceder Eliseu Mibach como prefeito.
Com o respaldo de diversos partidos, Célio Tucano tem demonstrado força e aceitação entre as diferentes correntes políticas da região. Legendas como PSDB, MDB, PSD, Republicanos, União Brasil e Cidadania já confirmaram apoio ao pré-candidato, evidenciando a amplitude e representatividade de seu projeto político.
Além de sua atuação destacada como secretário de obras, Célio Tucano, possui uma sólida carreira como empresário no ramo dos seguros, trazendo consigo uma visão empreendedora e experiência na gestão de negócios. Sua ligação com a cultura local também é notável, sendo o proprietário da renomada Banda Mahá, reconhecida na cidade e região pela qualidade musical e pelo envolvimento em eventos culturais.
Ao lado de Eliseu Mibach, seu mentor experiente, Célio Tucano tem desempenhado um trabalho brilhante à frente da Secretaria de Obras, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura do município.
As nominatas dos partidos que apoiam Célio Tucano estão, praticamente, fechadas e a diversidade de candidatos e estilos promete tornar essa eleição uma experiência diferente das anteriores. Com a redução das vagas por partido, os candidatos terão que se destacar ainda mais para conquistar a confiança e o voto dos eleitores, o que promete uma disputa acirrada e dinâmica.
O cenário político em Porto União se mostra empolgante e com perspectivas de renovação, com Célio Tucano emergindo como uma figura de destaque e com potencial para liderar o município rumo a novos horizontes de desenvolvimento e progresso.

Continue Lendo