Quisera guardar-te para sempre em meu coração, acalentar-te com minha ternura, velar teu sono, fazendo de meu peito uma almofada para a tua fronte. E, assim, entre meus braços, mimando-te, vigiando teu despertar, dando-te o abrigo do meu carinho, dizer-te ao ouvido o que sinto. Quisera meu menino, dizer-te que não há inverno na vida, que só há flores, luz, calor e que a felicidade não se desvanece nunca. Que ela existe e é eterna. Quisera dizer-te menino que a tua bondade terá prêmios, que a morte não chega, que o mal não existe, que o engano é uma fantasia, que o egoísmo é um conto de loucos, que da amargura, da injustiça só falam os desiludidos; que a vida é bela, que tudo é plácido e doce, que não haverá pedras para os teus pezinhos, nem setas envenenadas para a tua alma. Mas, pretender reter-te em meus braços é fantasia. Agora, tudo ao teu lado sorri e depois de ouvir-me teus olhos contemplariam a vida e compreenderias que estou mentindo, verias e verás com teus próprios olhos, que o amor é fugaz, que as amarguras são uma realidade, que o egoísmo existe em todas as partes e que o ódio destrói todas as bondades. Prefiro então, meu menino, não dizer nada. Velar teu sono, sim, rezar por ti sim, mas em silêncio, e abrir os braços quando despertares. Aprenderás por ti mesmo a viver. Apesar de tudo, a vida não é tão má e pode mesmo ser bela, quando se sabe viver. Quando trazemos Deus em nós, é quando nos diferenciamos dos homens sem Deus, que são vermes da terra. Com Deus no coração, os dias amargos tornar-se-ão em horas de felicidade. Porque o mundo, os prazeres mundanos, nunca deram felicidade a ninguém. Portanto, meu menino, no dia em que completa dez anos de vida feliz, elevo aos céus meu pensamento e rogo por ti. Quando eu for apenas uma lembrança no teu espírito, uma sombra no teu coração toma esta página e lê. Lê aqui o contido carinho, a minha dedicação, em pura essência, o perfume que te pude deixar. Que isto ao menos fique de mim. Nós, meu menino, não temos importância. Nada valemos. Mas valem, em nós, os sentimento a que damos vida, aquilo que realizamos e, também, aquilo que fazemos os outros realizar. É isso o que em nós não morre. A nossa sobrevivência, a nossa significação. Segue meu menino, o caminho que te tracei na incerteza da hora presente e no temor dos dias futuros. Esse caminho que todas as mães desejam coberto de flores e que todas as mães sabem que ficará juncado de espinhos. Só desejo que não arranques com violência os espinhos.
A importância da pavimentação asfáltica na Rua Helmuth Muller
No bairro Santa Rosa, a Rua Helmuth Muller está passando por uma transformação importante com a pavimentação asfáltica em andamento. Essa obra, aguardada há anos pela comunidade, promete melhorar a mobilidade e a qualidade de vida dos moradores.
A obra enfrentou alguns atrasos devido às intervenções necessárias para a construção do novo hotel na Avenida dos Ferroviários. Com a conclusão das tubulações essenciais para o hotel, a pavimentação pôde ser retomada e está progredindo conforme o esperado. A pavimentação da Rua Helmuth Muller é resultado de um esforço conjunto entre recursos federais, estaduais e municipais, totalizando um investimento de R$ 1.300.000 (um milhão e trezentos mil reais), sendo 200 mil de recursos estaduais, 500 mil federais e 660 mil do município. A extensão de 671 metros da via sendo pavimentada representa um avanço significativo para o bairro. Essa é uma demanda antiga dos moradores, principalmente devido ao grande fluxo de veículos que a rua recebe diariamente. Com a nova pavimentação, espera-se uma melhoria na segurança para motoristas e pedestres. A pavimentação da Rua Helmuth Muller é um exemplo claro de como a colaboração entre diferentes esferas do governo pode trazer benefícios diretos para a população. Com a conclusão dessa obra, os moradores de Santa Rosa terão uma via mais segura, eficiente e confortável para trafegar, marcando um passo importante no desenvolvimento urbano da região.
Hussein Bakri anuncia modelo de gestão mais moderno para200 escolas estaduais
Líder do Governo e Presidente da Comissão de Educação da Assembleia do Paraná, o deputado, Hussein Bakri (PSD), reuniu quase 40 deputados da base aliada e cinco secretários de Estado para anunciar o envio ao Legislativo na semana que vem de um importante projeto na área do ensino. A proposta institui o programa Parceiro da Escola para repassar a empresas privadas, a partir de 2025, a gestão administrativa e financeira de cerca de 200 colégios estaduais com baixo IDEB e em áreas de vulnerabilidade social. “Trata-se de mais um projeto moderno e inovador do Governo Ratinho Junior, que já está sendo testado em duas escolas desde o ano passado com altos índices de frequência e desempenho dos estudantes bem como ampla aprovação da comunidade escolar. E é importante ressaltar dois aspectos: a gestão pedagógica continuará inteiramente sob responsabilidade da Secretaria de Educação e a adesão ao novo modelo só ocorrerá mediante aprovação de alunos, pais e professores”, afirmou Bakri. Pelo projeto, caberá aos parceiros privados questões como merenda, internet, segurança, infraestrutura, contratação de professores temporários e pessoal de limpeza, mediante o cumprimento de metas e sem aumento dos custos atuais para o Estado. O pagamento às empresas será variável por escola; condicionado ao atingimento de parâmetros envolvendo frequência, matrículas, IDEB; e de acordo com o número de alunos, respeitando-se os limites de estudantes por sala de aula em vigor. Além disso, os professores efetivos continuarão nas escolas normalmente, mas, caso não queiram fazer parte do novo modelo, poderão solicitar a transferência para outra instituição da rede estadual. Já docentes e funcionários temporários serão contratados pelas empresas parceiras via CLT e receberão os mesmos salários pagos aos profissionais concursados. Nas duas escolas estaduais onde o novo modelo já é adotado – Anibal Khury Neto de Curitiba e Anita Canet de São José dos Pinhais –, o índice de aprovação da comunidade escolar e a frequência dos alunos passam de 90%. “Além de liberar os diretores para se concentrarem mais na parte pedagógica e menos na burocracia da gestão, esse projeto já permitiu a revitalização completa na infraestrutura dessas duas escolas, com renovação da fachada, reforma do refeitório, instalação de bicicletário, paisagismo das áreas de convivência dos estudantes, pintura das quadras esportivas e implantação do sistema de segurança com câmeras de monitoramento”, destacou Bakri. Participaram da reunião da terça-feira (21) o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega; o secretário de Educação, Roni Miranda; o secretário da Fazenda, Norberto Ortigara; o secretário de Comunicação, Cleber Mata; e o procurador-geral do Estado, Luciano Borges.
Condolências
Nos últimos sessenta dias pessoas amigas e queridas da sociedade local nos deixaram. Caiçara envia sinceras condolências às famílias enlutadas. 29/03 Bernardo Henrique Olbertz, conhecido empresário do comércio de Porto União que por muitos anos, ao lado de seus irmãos, comandou a Loja Walter. 01/04 Álvaro Schwegler, grande empresário de Porto União, que faleceu em acidente no Peru. 14/04 Sâmia Nammoura, economiária aposentada, também de tradicional família de União da Vitória. 16/04 Coema Riesemberg Monteiro da Cunha, filha de Julita e Alvir Riesemberg, uma das mais tradicionais famílias de União da Vitória. 19/04 Antonio Dias do Rosário, um dos mais conhecidos radialistas de União da Vitória. 21/04 Gláucio Marcelo Passos, terapeuta ocupacional, falecido em decorrência de acidente automobilístico. 03/05 Darcísio Mibach, empresário de Porto União, irmão do prefeito Eliseu Mibach. 08/05 Algacir Hugo Koslowski, Sebinho, um dos grandes desportistas e mestre da boa comida de União da Vitória. 14/05 Lauro Mano Jr, Lalo, muito conhecido na sociedade local, tendo inclusive presidido o Clube Concórdia. 15/05 Wilson Schultz, empresário do comércio de União da Vitória, por muitos à frente da tradicional Casa de frutas da Berenice. 20/05 Leni Trentin Gaspari, professora, vice-diretora da FAFI, hoje UNESPAR, escritora e membro da ALVI.
Célio Tucano desponta como forte pré-candidato à Prefeitura de Porto União
Nos bastidores políticos de Porto União, um nome tem se destacado como forte candidato para assumir a liderança do município nas próximas eleições. Trata-se do secretário de obras, Célio Tucano, cuja trajetória e apoio político vêm consolidando sua posição como um dos principais contendores para suceder Eliseu Mibach como prefeito. Com o respaldo de diversos partidos, Célio Tucano tem demonstrado força e aceitação entre as diferentes correntes políticas da região. Legendas como PSDB, MDB, PSD, Republicanos, União Brasil e Cidadania já confirmaram apoio ao pré-candidato, evidenciando a amplitude e representatividade de seu projeto político. Além de sua atuação destacada como secretário de obras, Célio Tucano, possui uma sólida carreira como empresário no ramo dos seguros, trazendo consigo uma visão empreendedora e experiência na gestão de negócios. Sua ligação com a cultura local também é notável, sendo o proprietário da renomada Banda Mahá, reconhecida na cidade e região pela qualidade musical e pelo envolvimento em eventos culturais. Ao lado de Eliseu Mibach, seu mentor experiente, Célio Tucano tem desempenhado um trabalho brilhante à frente da Secretaria de Obras, contribuindo para o desenvolvimento e a melhoria da infraestrutura do município. As nominatas dos partidos que apoiam Célio Tucano estão, praticamente, fechadas e a diversidade de candidatos e estilos promete tornar essa eleição uma experiência diferente das anteriores. Com a redução das vagas por partido, os candidatos terão que se destacar ainda mais para conquistar a confiança e o voto dos eleitores, o que promete uma disputa acirrada e dinâmica. O cenário político em Porto União se mostra empolgante e com perspectivas de renovação, com Célio Tucano emergindo como uma figura de destaque e com potencial para liderar o município rumo a novos horizontes de desenvolvimento e progresso.