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LITERATURA

Como num poema de Ricardo Reis

Como num poema de Ricardo Reis, a vida tem sua cova a nos lembrar que somos todos “cadáveres adiados que procriam”, ou ainda, esqueletos que perambulam ou dançam à procura de algum sentido. Em “Nada Fica”, Fernando Pessoa, na voz do mais clássico e epicurista de seus heterônimos, reflete sobre a fugacidade da vida, concluindo com o seguinte verso: “Somos contos contando contos, nada”. A frase, penso, pode nos ajudar a entender as narrativas que compõe o livro “Esqueletos que Dançam” (Arte e Letra, 2020), de Thiago Tizzot. Tomemos a palavra ao pé da letra. Somos contos porque temos nossas histórias, histórias que não nos elevam à categoria de seres superiores, mas que, pelo contrário, revelam a fragilidade com a qual é revestida nossa vida. No entanto, contar um bom conto sobre seres banais pode ser uma forma de revelar o quanto de especial pode residir no trivial. Álvaro de Campos, em “Tabacaria”, não muito distante de Reis, escreveu: “Não sou nada. / Nunca serei nada. / Não posso querer ser nada”. Mas como o comum pode ser radiante, o poeta conclui a estrofe engrandecendo sua própria pequenez: “À parte isso, tenho em mim todos os sonhos do mundo”.
As personagens do livro de Tizzot são pessoas simples, mas que possuem uma rica existência revelada pela hábil escrita deste que é também autor de literatura de fantasia e editor da Arte & Letra, uma editora curitibana que se destaca no cenário nacional pela qualidade de suas produções e pela forma artesanal de suas edições. Na obra em questão, podemos encontrar o sujeito que deseja ser promovido no trabalho, o ex-detento que confessa ter sobrevivido a uma prisão injusta graças às palavras cruzadas que resolvia no cárcere, o escritor que é devorado por uma traça gigante (seria a própria memória?) na garagem de sua casa, o homem que ao se deparar com a igreja que já foi um cinema, reencontra proustianamente o próprio passado, alguém que desconfiando da morte iminente decide não abrir o envelope que traz o resultado dos seus exames médicos.
Os textos, muito bem lapidados, fazem lembrar da forma como Cortázar tratou o gênero conto. O argentino observava que nele é fundamental uma “máxima economia de meios”. É o que lhe dá intensidade. As histórias trazem sempre o essencial, não se podendo retirar delas o menor fragmento sem fazer com que os contos percam uma boa dose de sentido. Tizzot desenvolve com presteza aquela capacidade apontada pelo autor de “Rayuela”, que é a de recortar um fragmento da realidade, fixando-lhe determinados limites, mas de tal modo que esse recorte “atue como uma explosão que abra de par em par uma realidade muito mais ampla (…)”. Por exemplo, no bem orquestrado “A vida é assim”, o autor de “Esqueletos que dançam” apresenta uma série de personagens cujas ações vão preenchendo o vazio da vida no intervalo entre o nascer e o morrer. São pequenas histórias de pessoas anônimas que vão se desdobrando uma na outra e mostrando que viver é assim. São cenas aparentemente banais, mas que, além de distraírem, nos lançam a uma reflexão sobre a vida.

Outro conto me chama muito a atenção pelo mote e arquitetura. É o “União da Vitória”, no qual o protagonista sonha com uma promoção no trabalho enquanto ouve a misteriosa fala de um sujeito que aparece repentinamente na trama, dizendo-lhe que conhece alguém na cidade de União da Vitória que poderá resolver seu problema. Até que um assassinato acontece. E novamente, a morte aparece no livro como um elemento (des)norteador.
O livro chama a atenção para a literatura entendida como jogo, reforçando essa ideia tantas vezes discutida pela crítica. Aqui, a lógica é semelhante à das palavras cruzadas, nas quais cada parte tem um papel a cumprir no todo, sendo impossível retirá-la do puzzle sem lhe prejudicar o conjunto. Tal experiência forma uma espécie de esqueleto cuja montagem possui níveis variados de dificuldade. Quanto mais o jogador preencher seus espaços com imaginação e curiosidade, mais sentido tem a brincadeira. No entanto, o que muitas vezes move ou alimenta a vontade de continuar jogando é a incapacidade de solucionar certos problemas. O enigma da arte estimula um pacto de cumplicidade que é também a isca que captura um leitor. Não sabemos quem é o assassino. Não sabemos por qual crime não cometido um sujeito foi condenado.
No livro de Tizzot, várias das personagens evocam as palavras cruzadas. Um detento desiste do suicídio e tem a sua vida salva por este passatempo, um criador do jogo é misteriosamente assassinado, outro aparece marcando um encontro com uma mulher que não consegue resolver seus desafios no jornal. O autor tece a trama como quem monta um lego, o que confere à sua escrita a dita experiência do jogo. O leitor atento sempre ganha no final. Diante das narrativas dinâmicas de “Esqueletos que dançam” temos a estranha e fictícia impressão de que certos personagens de determinados contos reaparecem em outros da mesma obra. O livro é esse esqueleto montado, assim como as frases são peças de um quebra-cabeça, ou lego, que tão logo construído se põe a dançar.

25 de fevereiro de 2022 – Caio R. Moreira

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LITERATURA

O caso do vampiro


No último dia 14, o célebre vampiro completou 99 anos. Celebrei a data degustando uma lembrança junto com um resto de vinho que encontrei na geladeira. Volto no tempo. Há alguns anos, caminhando pela Rua XV, em Curitiba, deparo-me com o velho autor das “Novelas nada Exemplares”. Qual seria a chance de isso acontecer uma em mil? Como poderia saber que se tratava mesmo dele, se nunca havia o encontrado pessoalmente? Algo me dizia, no entanto: veja, é mesmo ele. Até então, avistara-o apenas em uma meia dúzia de fotografias velhas, dessas que circulam por aí. Poderia não ser, mas era. Avesso a fotos e entrevistas, como todo bom vampiro – talvez simplesmente tímido ou sagaz em mitificar a própria figura – o escritor aparecia ali inteiro, caminhando com relativa pressa que a muitos ali poderia parecer lentidão. Para onde? Com um tempo livre, sentindo-me já dentro de um conto do próprio, resolvi segui-lo. Aparentava os 86 ou 87 anos que deveria ter. Fingindo mirar as vitrines, fui com o canto do olho acompanhando o seu trajeto. Parou. Entrou em uma ótica. Ficou ali os dez minutos em que o esperei sentado lá fora. Voltou. Tornou a caminhar. Vez e outra, olhava para trás, enquanto eu tentava me esconder entre os passantes. Pensando que poderia perdê-lo de vista a qualquer momento, peguei o celular, daqueles antigos com uma câmera ruim, e saquei duas fotos. É a única prova que guardo daquele encontro.

Mais adiante, dobrou a esquina e desapareceu. Pensei em correr para alcançá-lo, apresentar-me diante de seus olhos, estender-lhe a mão mesmo prevendo o constrangimento que fatalmente iria acontecer (ele odeia fãs, embora seja vaidoso), mas era tarde demais. Lamentei a falta de coragem, guardei o celular e voltei para o hotel.
Empolgado com o encontro que não aconteceu, fui até a livraria do Chain na manhã seguinte, lugar que segundo dizem visitava com frequência. Percorrendo as estantes, encontro um exemplar de “Nem te conto, João”, livro que o vampiro acabara de publicar. Abro o livro ao léu. Na página 58, a frase “Curitiba está diferente. Na pensão tem uma bicha-louca. Chama-se Lu. Usa calça bem justa. Tamanquinho”. Fecho o livro e me dirijo ao caixa. Em minha frente, uma jovem comprava um exemplar de Lya Luft. Pede para embalarem o presente. Atrás de mim, aguardando na fila, um senhor, parecido com aquele que eu encontrara na rua XV no dia anterior, me cutuca. “O que está levando aí, jovem?”. “Um Dalton Trevisan”. “Um Dalton? Não seria um livro dele? ”. Eu rio e respondo que os autores ou uma parte deles vem sempre junto com o livro. “Dizem que ele é fera”. “Sim, muito”. Enquanto me aproximo do caixa, percebo duas jovens atendentes olhando surpresas para mim. Riem discretamente uma para a outra. Enquanto pago, olho para trás e não vejo mais o velho. A mais jovem me pergunta com surpresa: “Você conhece ele? ”. “Não”. “É o Dalton”. Saio da livraria procurando pelo velho. Deve ter dobrado a esquina já, ou se escondeu na antessala da livraria para tomar um café e conversar com seu amigo, o velho Chain. A chance de isso acontecer novamente, eu sabia, era nula, como era nula a possibilidade de conhecer no hotel, naquele dia ou em qualquer outro, uma bicha-louca de nome Lu, com calça justa e tamanquinho.
Depois de algum tempo, conversando com o livreiro, descubro que a livraria é o QG do vampiro. Ali, ele recebe correspondências, entrega originais ou revisões a serem encaminhados às editoras. O Aramis Chain me falou também que bastava eu deixar um exemplar ali que ele pediria para o amigo autografar para mim. Nunca tive coragem. Mas agora que o homem fez 99 anos e resolvi reler o “Nem te conto, João”, abro na folha de rosto e encontro ali a assinatura dele. A página me passara despercebida naquele 2013. Deve haver algum sentido nisso tudo. Teria rubricado um ou alguns exemplares que foram para as estantes? Isso tudo parece mentira até para quem conta.

Post scriptum: A literatura sempre fala a verdade, mesmo quando mente. O escritor é sempre um falso mentiroso, lembrando aqui do icônico título de um livro de Silviano Santiago. Fernando Pessoa afirmou categoricamente ser o poeta um fingidor. Fingir tão completamente a dor que deveras sente faz de quem escreve esse ser tortuoso. Quando alguém afirma “eu minto”, e o que diz é verdade, a afirmação será falsa ou verdadeira? Euclides de Mileto que o diga. Eis o jogo de cena. No fundo, como sugeriu Manoel de Barros, no que o poeta escreve só 10% é mentira, o resto é invenção. No caso do vampiro, minto, o que digo é verdade. Sou também um falso mentiroso. Acredite em mim.

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LITERATURA

Boxeadores, índios e outros vaga-lumes (para Roberto Cossan, lutador vaga-iluminado, e para Alberto Pucheu, the boxer):“But the fighter still remains”

O que chamamos de contemporâneo – pautado com o aval do Estado, por exemplo, pela violência policial, desprezo pela constituição, falta de respeito pelas comunidades indígenas, entre tantas outras atrocidades -, tende a cercear, mais do que o pensamento, a nossa capacidade de imaginar, ou seja, de fazer política. É um tempo em que, para usar um argumento de Didi-Huberman, os “conselheiros pérfidos” estão em plena glória luminosa (o fascismo não morreu), enquanto os resistentes “se transformam em vaga-lumes fugidios tentando se fazer tão discretos quanto possível, continuando ao mesmo tempo a emitir seus sinais”. Tempo no qual os potentes refletores das sentinelas – a perseguir o voo (vaga) iluminado dos inimigos – tendem a ofuscar seu discreto brilho. Se a experiência não pode ser completamente destruída, cabe perguntar que comunidade ainda nos é possível imaginar? Ou antes, que pode a poesia na comunidade que ainda podemos partilhar? Nesse sentido, a experiência não pode ser dissociada do exercício de contestar (palavra que vem do latim contestari e que quer dizer “trazer para testemunhar” ou “testemunhar junto”). Contestar parece ser uma das formas possíveis ainda de vermos juntos o tempo. Nessa luta, deparamo-nos, por exemplo, com o anjo boxeador de Carlito Azevedo a testemunhar o “espetáculo” de mais de uma corda “estirada verticalmente no ar tendo em uma de suas extremidades um galho bem resistente e da outra a cabeça de um índio”. Não se trata apenas de, drummondianamente, lutar com palavras, tomando-as como adversárias, mas de com elas combater seja quem for. Que a luta com palavras possa ser apenas uma “luta antes da luta”, como sugeriu Alberto Pucheu em um poema dedicado também ao boxeador. Na música de Caetano Veloso, o lutador (boxeador) se encontra com o índio do porvir, imaginado como Muhammad Ali-Haj. As poéticas ameríndias parecem hoje lutar para afirmar a sobrevivência de suas culturas, bem como combater uma certa ideia que fazemos da própria literatura, devolvendo potência a ela entendida como pensamento selvagem (o ministério dos povos originários parece ser um bom começo, mas ainda falta muito). Por meio de uma concepção perspectivista, segundo a qual não faz sentido pensar na “natureza” e na “cultura” como elementos distintos, devemos buscar responder à seguinte pergunta: o que pode nos ensinar as poéticas ameríndias? O que está em jogo na ética de sua heterogeneidade? Como podemos, ao invés de dar voz a esse outro, nos permitir ouvi-lo? E que possibilidades de experiências interculturais podem brotar dessa poética da alteridade. Incluem-se nesse caso as produções literárias contemporâneas inspiradas na poética ameríndia, como é o caso das traduções/transcriações de Josely Vianna Baptista dos cantos que integram o Ayvu rapyta, dos Mbyá Guarani. É o caso também da cosmogonia dos Tupinambá reescrita por Alberto Mussa (que virou enredo de Escola de Samba, na Sapucaí, este ano, o livro Meu Destino é Ser Onça), bem como da potência poética oriunda das mitologias indígenas que inspiram na literatura brasileira a linguagem de Wilson Bueno e Douglas Diegues. Doar nossos ouvidos à voz e à luta de um xamã parece ser uma forma não só de imaginá-lo, mas também de, politicamente, sabê-lo.

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LITERATURA

O Fantasma do Vale do Iguaçu

Subo e desço por essas ruas enlameadas sem deixar pegadas. A cidade, à noite, no vale, é esse vão escuro e quieto de quase morrer. Cruzo a linha ferroviária nas madrugadas frias de neblina sem deixar sinal ou quase. Passo de um lado para outro, de um mundo para outro, como quem escapa pelo buraco da fechadura. Por diversão, apareço para uns poucos miseráveis que perambulam pelas vielas com seus casacos de feltro a lembrar O Capote, de Gogol. Espio pelas janelas os homens que, preocupados com a ceia, nem notam minha presença. Atravesso portas sem pedir licença. Subo as escadas do prédio que é ou um dia foi uma escola. O piso não range com minhas pisadas. Do forro pulo ao telhado e deste ao chão. Desço até a esquina e dali vou levitando até a prefeitura, que um dia será antiga. Faço caretas para duas senhoras que, depois de se benzerem e gritarem, correm até a igreja em busca de salvação. Algumas horas depois, a polícia faz a ronda à procura do tal fantasma. Foi por aqui? Alguém aponta. Atrás daquele poste. Uma sentinela empunha a pistola e atira em mim. Ecoa na escuridão a risada macabra sem pingos nos is. Migro do passado para o futuro, e deste para aquele, como quem varre o soalho sujo à contrapelo. Estou sempre no presente, esse buraco negro que me traz sempre aqui. Estou preso em mim. E chego a pensar que só existo em um conto, para logo depois duvidar disso também. E se duvido é porque penso, e se penso é porque existo. Sou um ponto de exclamação no breu da encruzilhada.

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