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PROJEÇÕES DA HISTÓRIA

Praça Coronel Amazonas: símbolo de grandeza de uma cidade

A Praça Coronel Amazonas, recém revitalizada, representa um dos mais importantes marcos urbanísticos de União da Vitória, inserindo-a em um grupo bastante seleto de urbes que inclui Salvador, Goiânia, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e, até mesmo, Paris. Um fato, aliás, pouco lembrado, que merece destaque como uma das grandes pérolas da história de nossa região. Para entendê-lo em todo seu alcance, façamos uma breve digressão
O Brasil é um país universalmente reconhecido como vanguardista na área de urbanismo, devido a seu longo e profícuo histórico de construção de cidades planejadas. Quando faço essa afirmação, certamente o amigo leitor se lembra de Brasília, a mais famosa de todas, inaugurada em 1960 após anos de elaboração nas mentes e pranchetas das equipes lideradas por Oscar Niemayer e Lúcio Costa. Mas o primeiro caso em terras brasileiras antecede a atual capital federal em séculos: trata-se de Salvador, Bahia, planejada e construída para servir como sede do poder português na América, em 1549. Nos séculos seguintes, várias cidades planejadas se seguiram. Para não me estender em demasia, vou me referir apenas aos exemplos mais emblemáticos e recentes: Belo Horizonte (1897), Goiânia (1933), São Paulo (passou por reurbanização entre o fim do século XIX e o início do XX, fase na qual foram construídas a Avenida Paulista, os bairros Higienópolis e Campos Elíseos, entre outros), Rio de Janeiro (reurbanizado pelo prefeito Pereira Passos no início do século XX). Várias cidades do interior de São Paulo e do Paraná também tiveram seus traçados planejados. Penso, aqui, nos casos por mim bem conhecidos de São José do Rio Preto (SP), Araraquara (SP), Ribeirão Preto (SP), Maringá (PR) e Londrina (PR), entre vários outros que também poderiam ser citados.
Em comum a todas essas cidades, está a busca por uma organização racional dos espaços e do trânsito de pessoas. Até por isso, sua marca é a adoção de padrões geométricos na definição de ruas, avenidas e bairros, como uma breve consulta a aplicativos de GPS deixa claro. Trata-se de uma prática inaugurada pelo francês Georges-EugèneHaussmann, chefe das obras de modernização e reurbanização de Paris, realizadas entre 1852 e 1870. É seu o conceito que faz da Praça Charles de Gaulle (onde está localizado o conhecido Arco do Triunfo), o vértice geométrico de onde partem várias avenidas em direção radial (lembrando os aros de uma roda de bicicleta), todas elas ligadas por ruas secundárias que as cortam em sentido transversal.
Tudo muito certo e bonito. Mas, afinal, o que a Praça Coronel Amazonas tem a ver com todos esses casos? Bem, eu diria que tem tudo a ver. Explico. O acordo de limites entre Paraná e Santa Catarina, assinado em outubro de 1916, estabeleceu nessa região a única fronteira bélica do país, criando uma situação única e, novamente, pouco lembrada. Embora o município de Porto União da Vitória tenha sido territorialmente dividido em dois, com base no leito do rio Iguaçu e no traçado da Estrada de Ferro São Paulo – Rio Grande, a maior parte das construções públicas e privadas, bem como grande parte da população aqui residente à época, acabou sendo transferida para o novo município de Porto União, localizado em terras catarinenses. A razão que explica o fato é simples. Conhecedores das cheias do grande rio era natural para os primeiros moradores e administradores públicos buscar concentrar a ocupação urbana nas regiões mais altas, com vistas a escapar da fúria das águas. É por isso que precisamos subir íngremes ladeiras para contemplar alguns dos mais antigos exemplares arquitetônicos de nossas cidades: o hospital São Brás, o Castelinho, a atual sede do grupo escoteiro, a loja maçônica, a basílica e o cemitério. Todos localizados em Porto União.
O problema criado pelo acordo de 1916 impunha-se, portanto, com claridade a todos. Uma vez que a aglomeração urbana histórica de Porto União da Vitória havia sido, na prática, transferida para jurisdição catarinense, como garantir a presença paranaense nas margens do rio Iguaçu? Como incentivar a ocupação das terras deixadas ao Paraná, motivando, na prática, a criação de uma nova urbe que viria a encontrar-se geograficamente com a antiga, apenas poucos anos depois? A resposta a essas questões foi planejada em escritórios de Curitiba na transição das décadas de 1910 e 1920 e resultou, na prática, na construção de um novo paço municipal alinhado com o que de mais moderno existia em termos de urbanismo e arquitetura: a atual Praça Coronel Amazonas. Recordemos: a modernização do Rio de Janeiro não havia completado, ainda, duas décadas. Belo Horizonte possuía aproximadamente essa idade, e Goiânia ainda estava sendo planejada, a seu turno. Projetos que adotaram conceitos e práticas criadas e implementadas pelo francês Haussmann, em Paris, poucas décadas antes. Ideias que, também, são facilmente reconhecidas em fotos aéreas de nossa centenária praça.
Construída em formato geométrico hexagonal, dos vértices de cada um desses lados parte uma rua, emulando o efeito implementado na praça parisiense onde foi construído o Arco do Triunfo. Em cada um desses lados, foram construídos prédios que representam a organização política e administrativa do novo-velho município paranaense: a prefeitura com suas secretarias, a cadeia, o grupo escolar, a catedral, o imponente Hotel Paraná. No centro, o mapa do Brasil, anos depois construído. À sombra da vegetação, bustos de grandes personalidades nacionais. À distância de poucos passos, a estação ferroviária, centro econômico e social de toda a região; e as ruas e construções da Porto União da Vitória histórica, agora Porto União, com a qual rapidamente se uniriam configurando a conurbação hoje carinhosamente conhecida como “Gêmeas do Iguaçu” (perceba o amigo leitor que, embora poético e carinhoso, trata-se de um apelido historicamente impreciso, dado o processo de constituição e ocupação geográfica de ambos os municípios).
Os prédios construídos, à exceção da catedral, utilizaram-se dos princípios do Art Déco, influente escola arquitetônica então em voga nos principais centros urbanos do mundo, que conta com o Empire State Building, de New York, com o estádio do Pacaembú, em São Paulo, e com o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, entre seus exemplares. A nova estação ferroviária, inaugurada na década de 1940, bem como os hotéis, cinema e demais construções da praça localizada ao seu lado, também foram desenhadas segundo essa escola, bem como as lojas e casarões erguidas na avenida principal, dividida pela fronteira representada pelos trilhos do trem – o atual centro histórico.
Os traços geométricos da Praça Coronel Amazonas e a organização de seus espaços nos remete a um passado distante, no qual União da Vitória ensaiava seus primeiros passos rumo à proeminência estadual. Posição que foi efetivamente conquistada nas décadas seguintes graças, em grande medida, à mesma ferrovia utilizada para separar, na política, cidades que nunca deixaram de viver juntas, na prática. Até a próxima.

26 de novembro de 2021 – Vitor Marcos Gregório

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O rio Jangada por pouco não ficou argentino

A publicação do laudo de arbitragem de Grover Cleveland, presidente dos Estados Unidos, em 5 de fevereiro de 1895, marca um dos capítulos mais importantes da definição do território brasileiro. Ao definir a fronteira com a Argentina como sendo os rios Peperi-Guaçu e Santo Antônio, o mandatário estadunidense encerrou uma disputa antiga reconhecendo o relatório apresentado por José Maria da Silva Paranhos Júnior, o barão do Rio Branco, como inteiramente procedente e as proposições brasileiras como as que deveriam ser seguidas. Esta foi a primeira de uma série de vitórias de Paranhos Júnior, que entrou para a história como um dos maiores diplomatas brasileiros, e representou o agravamento da disputa interestadual que culminou nos conflitos armados da região contestada, entre 1912 e 1916, tão conhecidos dos habitantes de nossa região.

O que é bem menos conhecido (aliás, o que é quase nada conhecido) é o fato de que, caso as argumentações argentinas apresentadas pelo diplomata Estanislau Zeballos tivessem sido aceitas por Cleveland, o território argentino englobaria uma região muito maior do que a área ocupada pelo município de Palmas, que emprestou seu nome à disputa (conhecida como “Questão de Palmas”). Na verdade, ele chegaria até o limite de uma nova localidade criada em 1890 após ser desmembrada da sua, até então, sede: Porto União da Vitória. É o que comprova um importante documento preservado por Roberto Domit de Oliveira, exposto no histórico e belíssimo Casarão Domit, em Irineópolis. No mapa confeccionado em algum momento entre 1890 e 1894, o limite máximo da área contestada pelos argentinos é o rio Jangada, no ponto onde está presente o marco da fronteira entre os estados do Paraná e Santa Catarina, estabelecida pelo acordo de limites efetivado em 1917.
A questão vem de longe. Mais especificamente de 1750, quando o Tratado de Madrid definiu a fronteira entre Portugal e Espanha, na região, nos seguintes termos: “a partir do rio Uruguai, seguindo pelo Peperi-Guaçu, continuando por uma linha seca até a nascente do Santo Antônio e, posteriormente, prosseguindo até o rio Iguaçu”. Apesar da precisão conceitual, o século XVIII foi marcado por uma grande imprecisão geográfica em todo o mundo. Embora rios e acidentes de relevo fossem conhecidos, batizados e catalogados, ninguém poderia afirmar com certeza, uma vez no terreno de observação, onde se encontravam. Assim, embora os rios tivessem sido claramente nomeados no documento, permanecia em aberto o problema de sua exata localização, tema que gerou o debate resolvido apenas em 1895. Problema semelhante ocorreu na chamada Questão do Amapá, ao norte, onde a fronteira com a França também permanecia indefinida pela incapacidade de localização precisa do rio Oiapoque. Acontece que em 1713, data da assinatura do Tratado de Utrecht entre Portugal e França, a fronteira ficou definida no “rio de Japoc, ou Vincent Pinson”. Só que o rio Araguari, localizado mais ao sul, também foi conhecido como rio Vicente Pinzón durante muito tempo, o que levou os franceses a argumentar, posteriormente, que era esse o curso d’água que deveria separar sua colônia do território brasileiro. Caberia, novamente, ao barão do Rio Branco defender a posição brasileira em novo arbitramento, cujo laudo final exarado em 1 de dezembro de 1900 por Walter Hauser, presidente da Confederação Suíça, novamente deu ganho de causa ao Brasil.
O mapa presente no Casarão Domit representa um dos mais bem preservados documentos acerca da disputa pelo território de Palmas. Confeccionado em português e inglês, traz no nome o motivo de sua importância: “Mappa do Brazil Meridional, mostrando a parte do seu território reclamada pela República Argentina”. Lá está em posição de destaque, como cidade fronteiriça das pretensões apresentadas por Zeballos, “União da Victoria”, localizada às margens do rio Jangada, fronteira defendida pelos argentinos. Ao apresentar a área contestada como ‘parte do seu [do Brasil] território reclamado pela República Argentina’, o autor deixou claro seu posicionamento sobre o tema. Ao produzir um documento dotado de grande precisão cartográfica, nos lembra que a história jamais pode ser tomada como uma coleção de processos pré-determinados. Dependeu de um único homem a possibilidade de ouvirmos cotidianamente o idioma espanhol nas ruas de nossas cidades – Grover Cleveland. E foi em função do excepcional trabalho realizado por outro homem que isso não aconteceu e que, hoje, os limites do território brasileiro se encontram nos arredores de Foz do Iguaçu ao invés de aqui – José Maria da Silva Paranhos Júnior.
O que remete uma vez mais à extraordinária riqueza histórica dessa região. Que dizer do terreno onde se encontra o marco da divisa na colônia Jangada, em Porto União? Neste lugar é possível encontrar um monumento de primeira grandeza que marca a existência de uma fronteira interestadual criada após uma guerra responsável por milhares de mortes, fato único em todo o país. Ao lado do marco, o visitante pode no mesmo olhar desfrutar da vista do belo rio Jangada e saber que há apenas pouco mais de um século ficou definido que a margem oposta não pertenceria a um país estrangeiro. Pode refletir que o marco que hoje jaz, uma vez mais, abandonado bem poderia estar marcando uma fronteira internacional. E que o fato de estar abandonado – como, de resto, todo o terreno – bem mostra o quanto ainda precisamos avançar enquanto sociedade na compreensão e valorização de nossa própria trajetória. Trata-se de um dos meus lugares favoritos. Um pedaço de chão cuja beleza apenas rivaliza, como tão bem me ensinou o mapa preservado pelo amigo Roberto Domit, com sua importância histórica para o processo de definição territorial dos dois principais Estados nacionais da América do Sul.

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PROJEÇÕES DA HISTÓRIA

Caiçara

Escrevo essa coluna em uma tarde chuvosa de agosto de 2023, defronte a meu notebook apoiado em uma mesa pertencente ao Acervo e Centro de Pesquisa Histórica de União da Vitória, projetado e organizado ao longo dos últimos dois anos. Quanta diferença para aquela primeira semana de outubro de 2015, quando pela primeira vez tive o prazer de escrever para o jornal Caiçara! Então, recém-chegado ao vale do Iguaçu, eu pouco conhecia de sua história, seu povo e sua sociedade. Animava-me apenas o desejo de seguir ativo na tarefa de escrever publicamente como já havia feito, algumas poucas vezes, para os órgãos de imprensa da cidade de onde eu provinha. Chegava para assumir função em uma instituição nova, ainda sem sede definitiva, e buscava meios de manter a redação afiada já antecipando que o novo emprego tornaria tal exercício algo bem mais raro. Claro que o tema da projetada coluna deveria ser história, minha paixão, mas também aquilo que a ela se relacionasse: política, economia, cultura, esportes… tudo, em uma palavra – pois que é a isso que a história se refere: tudo. Foi com esse espírito que procurei Jussara Leite, colega de campus e natural da terra, para indagar sobre o conhecimento de alguém que pudesse me proporcionar tal espaço, de modo gratuito. Daí para a apresentação ao hoje amigo Delbrai, em um gesto de extrema generosidade, foi um pulo. Iniciadas as redações e publicações, cá estou escrevendo, novamente, quase oito anos depois.
Devo confessar que, quando publiquei o primeiro texto de minha coluna, nada sabia acerca do Caiçara. Desconhecia sua origem oriunda da revolta com o estupro e morte de uma menina de quatorze anos, lá nos idos da década de 1940. Nada sabia acerca das décadas de publicação ininterrupta e, tendo conhecido pessoalmente Lulu Augusto em dois breves encontros, nem suspeitava da grandeza daquela com quem eu tive a honra de conversar. Neófito. Ignorante, no sentido mais exato do termo. Claro que, recém-chegado, não tinha como eu saber. Mas hoje sei; e esse fato demonstra um pouco da dimensão das transformações ocorridas em tão curto espaço de tempo.
Tão logo cheguei a Porto União da Vitória, me pus a estudar sua história. Afinal de contas, sendo historiador e tencionando ensinar sobre fatos passados e sua relação com os dias presentes, não é nada mais que minha obrigação conhecer a trajetória da sociedade que me recebe. Como eu poderia, afinal, ensinar algo que eu desconheço? Impensável. Me pus a buscar fontes literárias. Rapidamente formei uma pequena biblioteca. Passei à leitura. O assombro foi quase imediato: quantas passagens incríveis! Tantas que me furtarei a citá-las nessas poucas linhas; basta que o amigo leitor saiba que, nascido em São Paulo, uma cidade muito maior, rapidamente me convenci da grandiosidade da trajetória histórica das chamadas Gêmeas do Iguaçu. A essa primeira surpresa, rapidamente sobreveio outra: tal conhecimento permanecia relativamente desconhecido à imensa maioria da população. Fonte de grande prazer intelectual para mim, a história do Vale do Iguaçu bem poderia ser importante guia na resolução de uma característica de sua sociedade que também rapidamente identifiquei, e que foi, inclusive, tema de análise nessa coluna: sua notória baixa estima. “Mas o que diabos você veio fazer aqui?”, é a pergunta que ainda ouço ocasionalmente – menos do que em 2015, contudo. A história de Porto União da Vitória, ainda por ser conhecida e, em larga medida, escrita, poderia servir como instrumento poderoso de construção de uma identidade local que eu ainda não tinha conseguido localizar. Que significava morar às margens do Iguaçu? Por que razão os fatos passados mais lembrados e comentados eram majoritariamente tristes – os conflitos do Contestado, as numerosas enchentes – mesmo com tantas passagens interessantes e positivas para serem conhecidas? A coluna que o amigo agora lê representou a primeira ferramenta da qual lancei mão com o objetivo de, popularizando a história da região, oferecer aos seus moradores a oportunidade de se reencontrar com seus antepassados e, dessa forma, consigo mesmos.
De lá para cá, muita coisa mudou. Um Acervo Histórico foi constituído em uma saleta da biblioteca do campus do Instituto Federal do Paraná, em 2016, e cinco anos depois recebeu um espaço muito maior e mais equipado, no histórico prédio da Estação Ferroviária. O apoio da Prefeitura Municipal, através de sua Secretaria da Cultura, foi crucial para tal conquista. Às vésperas de me afastar temporariamente da cidade para me dedicar totalmente a uma pesquisa na qual trabalho há quatro anos, constato que a trajetória histórica de Porto União da Vitória já não é mais tão desconhecida, graças às ações conjuntas com o Museu Histórico Aniz Domingos – outro marco no processo de popularização da história, inaugurado em 2021 – e ao poder de difusão das redes sociais, as quais contam, em conjunto, com mais de mil seguidores interessados em suas origens. E tudo isso começou aqui, no Caiçara, com essa humilde coluna que também cresceu, se transformou, e permanece. Transformações políticas, econômicas, sociais e pandêmicas não foram capazes de diminuir o impacto desse jornal insubstituível na promoção do debate acerca das coisas da nossa gente, mas, também, do país e do mundo. Que essa data inaugure mais uma era de crescimento e sucesso! Ao Caiçara, ao amigo Delbrai e a todos que colaboraram para que chegássemos a mais esse aniversário, direciono o meu mais sincero e emocionado agradecimento. Até a próxima!

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PROJEÇÕES DA HISTÓRIA

Tempus fugit

Hoje em dia, os relógios estão em todos os lugares. Na televisão, no computador, no smartphone e, até mesmo, no forno de microondas, na geladeira e em alguns modelos de fogão. Chega a ser sufocante! É virtualmente impossível não saber que horas são. Não que isso seja recente. Da minha infância, guardo com nitidez a memória das vezes em que me era pedido para ligar para o número 130, da Telesp, para conferir a “hora certa” e sair ajustando todos os relógios da casa que, teimosos, insistiam em adiantar ou atrasar alguns minutos a seu bel-prazer. Claro que, então, os ditos cujos não haviam sido embutidos em lugares tão estranhos quanto a porta de uma geladeira… mas o relógio de parede acima da mesa de jantar, os rádios-relógios localizados ao lado da cama e os minúsculos equipamentos de pulso cumpriam bastante bem sua função de não me deixar atrasar para a aula, mesmo que essa fosse minha vontade. Eu já nasci em um mundo dominado por números digitais exibidos em pequenas telas de cristal líquido (me desculpem os mais antigos, mas, então, os ponteiros já haviam se tornado “coisa de gente velha” antes de voltarem à moda com força total, nos anos 2000 – hoje sou fanático por eles). Um domínio tão absoluto que, totalmente naturalizado, torna difícil lembrarmo-nos de que o tempo do relógio não é um dado natural, absoluto, e que houve épocas nas quais os relógios não eram onipresentes e senhores incontestes de nossos compromissos – mesmo os mais triviais. O tempo do relógio é uma construção cultural, concebida para atender a objetivos bastante claros.

Consideremos, por exemplo, o cotidiano em qualquer vila brasileira do século XVIII e em seu entorno. A vida era bastante diferente. Não existia, então, qualquer sentido em saber se agora são 11:34 da manhã ou 11:36… esses dois minutos não fariam com que seu empregador o acusasse de sabotar sua produtividade ou que sua nota bimestral fosse ruim por não ter entregado a prova a tempo. Nada disso! Caso você estivesse em uma propriedade rural, a questão girava em torno das condições climáticas que permitiriam ou não realizar o trabalho na terra. Da duração da luz natural que permitiria realizar com maior facilidade as atividades cotidianas – minha avó sempre foi adepta da expressão “esse dorme com as galinhas e acorda com os galos” para se referir àqueles que, como eu, costumam dormir e acordar cedo. Caso vivesse em uma vila, o importante seria saber a que horas começaria a missa, e para isso todas as igrejas foram equipadas com relógios e sinos para avisar aos fiéis. Se o objetivo fosse acompanhar as últimas notícias, então o jeito seria esperar pela chegada da próxima tropa de burros, carregadas de cartas e jornais datados de semanas antes. Festas e saraus eram do domínio da noite, e seu início era marcado pelo por do Sol. Seu fim? Claro! Quando o sol está para nascer, nos ensinam os romances de época. Verão? Boa época para produzir, pelos dias mais longos, ou para se divertir, pelas temperaturas mais altas. Inverno? Melhor assar pão, acender o fogão a lenha e ficar em casa, talvez lendo. Isso não mudou muito, convenhamos. Mas, hoje, mesmo essas atividades triviais são pautadas por relógios que, vigilantes, estão sempre prontos para nos avisar de que esquecemos alguma coisa que devíamos estar fazendo precisamente naquele minuto, contribuindo para o sentimento de culpa e ansiedade que se tornou marca dessa primeira metade do século XXI. Cercados por relógios, entregamos a eles o total controle de nossa existência, perdendo completamente o direito a decisões autônomas e soberanas acerca de nossos próprios afazeres. Quando foi que decidimos proceder assim?
Então, a questão é que nós não decidimos. Pelo menos não a maioria de nós. A grande mudança ocorreu durante a Revolução Industrial, aquele mesmo processo econômico e social que nos tornou fanáticos por tudo que é moderno e tecnológico (desde máquinas de tear a vapor até os mais recentes iPhones) ao mesmo tempo em que nos forçou a mudar para cidades barulhentas e caóticas, das quais fugimos nos refugiando em cubículos minúsculos que chamamos apartamentos (eu chamo, mesmo, é de “apertamento”) porque, afinal de contas, cuidar de quintais consome muito tempo. E quando chegamos de nossos empregos queremos mais é descansar nossas horinhas contadas porque, afinal de contas, amanhã teremos de trabalhar de novo. E de novo. Sempre seguindo o ritmo dos relógios. Chegar em casa às 18:30, preparar a janta até às 19hs, jantar, tomar banho rapidinho para dar tempo de assistir ao episódio de 57 minutos da série. Ao final, deitar na cama, rolar os feeds do Instagram até dar sono – o que não pode demorar muito – e dormir, já com o despertador do celular preparado para que sejamos acordados no horário preciso amanhã. O ritmo é tão preciso que, cúmulo dos cúmulos, passamos o ano ansiando pelas férias nas quais, subitamente libertos dos compromissos profissionais, nos entupimos de agendas variadas capazes de pautar nossos dias evitando, assim, a ansiedade inerente ao processo de decisão – fenômeno tão bem explicado por Jean-Paul Sartre. Se o escravo se define como todo aquele que não possui a posse de si mesmo, podemos afirmar sem medo de errar: nos tornamos escravos de nossos relógios, carrascos cruéis e onipresentes que não nos permitem esquecer, nem por um segundo que seja – oh, ironia! – de sua existência.
Para o mundo industrial, a questão que deu origem a toda essa maluquice era bastante simples: como mensurar e regular a produção? Como controlar o ritmo de atividade em um ambiente artificialmente iluminado, artificialmente ventilado, artificialmente coberto, artificialmente organizado? Como definir um “dia de trabalho”, ao final do qual os salários teriam de ser pagos? Para problemas artificiais, soluções artificiais. E eis que os relógios, incríveis e complexos mecanismos que ainda hoje fascinam ao extremo a mim e a tantos outros, foi alçado à posição de quase divindade. Ele não depende do clima, da luz do sol, dos ventos. Depende apenas que alguém lhe dê corda ou, mais recentemente, lhe troque a bateria ou coloque para carregar ao final do dia. A mágica estava feita. Se o trabalho passou a ser regulado pelo tempo matemático do relógio, passou-se a imaginar que, quanto mais tempo passamos trabalhando, maior o salário que recebemos (o famoso bordão “tempo é dinheiro”, sempre mais válido para uns que para outros). Assim sendo, tempo de repouso ou lazer passou a ser associado a tempo desperdiçado, perdido: um tempo no qual não estamos ganhando dinheiro. Dinheiro que, mais do que nunca, com a Revolução Industrial se tornou nosso único meio de sobrevivência. Então, é preciso trabalhar, produzir, sempre, sem descanso, sem cessar. Movimento, sempre. Imobilidade é para os fracassados. Já conferiu seu relógio? Viu que horas são? Então… tenho certeza de que está esquecendo algo. Alguma coisa acontecendo, dinheiro, poder, oportunidades circulando pelo mundo e você aqui, sentado, lendo esse artigo. Não sente vergonha? Na religião do século XXI, improdutividade é o maior pecado que há! E agora me dê licença o amigo leitor, pois preciso encerrar esse texto. Sabe como é, estou de férias, tempo de repousar os relógios na gaveta e tomar o controle da vida. As janelas estão fechadas, então não sei se é dia ou noite. Experimento um sentimento de desorientação, mas ele há de passar. Será, então, tempo de retomar o trabalho e os relógios. Mas isso é assunto para outro tempo, um que há de vir eventualmente ou me ser imposto por algo ou alguém. Não importa! Encerro, enfim! Até a próxima!

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