Conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Professor Edson Aires da Silva recebe cidadania honorária
de Porto União

A noite de 12/05, foi marcada por um momento muito especial: o reitor e do Centro Universitário Vale do Iguaçu e superintendente das Coligadas UB, professor Edson Aires da Silva, recebeu o Título de Cidadão Honorário de Porto União. A cerimônia aconteceu no auditório da Instituição e contou com a presença de familiares, amigos, além de funcionários, acadêmicos e autoridades locais e regionais.

O Decreto Legislativo nº 700/2020 que torna o reitor, natural de Manoel Ribas, região central do Paraná, um “filho da terra”, é de autoria da então mesa diretora, presidida pelo ex-vereador Sandro Luciano Calikoski, que na oportunidade, em seu discurso, exaltou a contribuição do professor para o desenvolvimento de toda a região do Vale do Iguaçu.
“Nós [vereadores] tivemos a ideia de dar esse título valioso, pelo seu trabalho, inovando a educação em Porto União, União da Vitória e região. Isso é notório, qualquer um vê, quando começou a Uniguaçu e o que é hoje! Esses edifícios, os professores, colaboradores, quanto emprego está gerando. É uma grande empresa e com certeza está trazendo a grandeza do conhecimento para a nossa população”, afirmou o ex-vereador.


Emocionado e lisonjeado com a honraria, em seu discurso, o professor Edson agradeceu a todos que fazem da Instituição um lugar de aprendizado mútuo e contínuo, esforçando-se diariamente para ofertar um ensino de qualidade e acolher com carinho às demandas da comunidade, transformando a vida de cada um que passa pelo Centro Universitário Vale do Iguaçu. “O mérito não é apenas meu! Embora esse título seja personalizado em minha pessoa, obviamente ele faz parte da vida de todos da Instituição. Todas essas conquistas, que levam o nome da gente, são ligadas ao que a Uniguaçu tem feito na região de Porto União da Vitória”, reforça o Professor.
Desde a sua criação, o Centro Universitário Vale do Iguaçu já realizou mais de 475 projetos sociais somente no município de Porto União, isso soma mais de 60 mil porto-unienses atendidos pelas atividades realizadas com a população nas comunidades e escolas do município. “Dentro da instituição, foram mais de 50 mil atendimentos, seja na clínica de fisioterapia, de psicologia, odontologia, nutrição, enfermagem, farmácia, no escritório de práticas jurídicas, das engenharias, ou com o hospital veterinário. Tudo isso é imensurável e transformou a vida de muito mais pessoas”, elenca Silva.
Este é o terceiro título que o professor Edson recebe. Ele já foi foi agraciado com o título de Cidadão Honorário de União da Vitória, em 2017, e da cidade de Guarapuava, no ano seguinte, em 2018.
“Pedindo perdão à técnica geográfica, diria que meu coração faz com que, Ivaiporã – minha terra de origem, União da Vitória, Porto União e recentemente Guarapuava, formam uma zona contígua, não há como separar a minha essência destes quatro lugares. Dentro de mim, não há limites espaciais entre elas. Chamo essas cidades como minha casa”, emocionado, relata o professor.
Além do professor Edson, na ocasião o Deputado Estadual de Santa Catarina, Vicente Augusto Caropreso também foi homenageado com a outorga da cidadania honorária porto-uniense, por sua atuação política, principalmente na área da saúde pública, que elevam a qualidade de vida e os indicadores socioeconômicos de Santa Catarina. A outorga do Título de Cidadão Honorário, entregue na Sessão Solene da Câmara de Vereadores é uma forma de manifestar publicamente a importância dos homenageados à comunidade, com o intuito de prestigiar pessoas e entidades que prestam relevantes serviços à sociedade.

Centro Universitário Vale do Iguaçu adere ao Projeto Universidade
Amiga da Justiça Eleitoral do Paraná

Na sexta-feira, 06, o reitor do Centro Universitário Vale do Iguaçu, professor Edson Aires da Silva, assinou um acordo de cooperação técnica do Programa Universidade Amiga da Justiça Eleitoral (Uniamiga) com o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Wellington Emanuel Coimbra de Moura.

O programa é uma parceria entre faculdades e universidades públicas e privadas de todo o Estado do Paraná, que tem como objetivo proporcionar aos estudantes o protagonismo tanto no conhecimento do funcionamento da Justiça Eleitoral, quanto no conhecimento relativo ao processo eleitoral, voto consciente e confiabilidade do sistema eletrônico de votação.
Além de assegurar a educação inclusiva e equitativa de qualidade, promovendo oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos, bem como alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e, promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionando o acesso à justiça para todos, construindo instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
A parceria entre a instituição e o órgão visa ainda a concessão mínima de 60 horas extracurriculares aos acadêmicos que exercerem a função de mesários nas Eleições 2020, quando atuantes nos dois turnos da eleição e de 30 horas, quando a atuação for em um turno somente.
A assinatura aconteceu durante o Encontro Regional de Combate à Desinformação e Fomento à Inteligência e à Segurança do Processo Eleitoral e das Urnas Eletrônicas (Encosegue) que aconteceu no auditório do Centro Universitário Vale do Iguaçu, Salão Nobre Prof. Dr. Wilson Ramos Filho.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EDUCAÇÃO

Simpósio do curso de Enfermagem da Ugvaborda temas atuais da profissão

Entre os dias 02 e 05 de setembro de 2024, aconteceu o Simpósio do curso de Enfermagem da Ugv – Centro Universitário. O evento contou com palestras sobre temas atuais da profissão, e teve a participação de acadêmicos de todos os períodos do curso, além de membros do público externo, que aproveitaram a oportunidade para conhecer mais sobre a área da Enfermagem. Na segunda-feira, 02, o Simpósio foi iniciado com a presença do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), representado pelas Enfermeiras Doutoras Daniela Avila e Jani Missel, que trouxeram informações práticas sobre o piso salarial e as atualidades da Enfermagem, traçando um panorama contemporâneo da área.

Em seguida, o Enfermeiro Elivelton Luis de Melo, Coordenador do CCHI e do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital APMI de União da Vitória, abordou o tema “Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCHI): Perspectivas Atuais”.
Na terça-feira, dia 03, os acadêmicos assistiram à palestra “Avaliação Clínica e de Enfermagem Farmacológica no Atendimento Inicial de Urgência e Emergência”, ministrada pelo Médico Álvaro Kroetz G. Gomes e pelo Farmacêutico Hospitalar egresso da Ugv, Thiago Schipitoski.
O Empreendedorismo foi destaque na quarta-feira, dia 04, com a palestra realizada por Everton Moreira, Especialista em Empreendedorismo e Negócios e Consultor do Sebrae Paraná. A noite foi finalizada com a fala da psiquiatra Margarete Olivo, que trouxe informações pertinentes para os futuros profissionais da área da Saúde sobre o Transtorno de Ansiedade.
O Simpósio foi encerrado na manhã de quinta-feira, dia 05, com uma simulação realística de resgate de um possível suicida. O cenário contou com a participação dos Bombeiros comunitários de Santa Catarina, acadêmicos e professores, e foi coordenado pelo professor Amarildo Rodrigues dos Santos.
A Ugv – Centro Universitário agradece a todos os palestrantes e profissionais envolvidos por compartilhar seus conhecimentos e experiências. Temos certeza de que o evento proporcionou aprendizados valiosos para nossos alunos, preparando-os para os desafios da carreira na área de Enfermagem!

Continue Lendo

EDUCAÇÃO

Aula Inaugural de Engenharia Mecânica: Inspirando Futuros Engenheiros com Empreendedorismo

Neste segundo semestre, a aula inaugural do curso de Engenharia Mecânica da Ugv teve como tema “Empreendedorismo na Engenharia Mecânica”. O evento aconteceu na noite de segunda-feira, 12 de agosto, no auditório Prof. Dr. Wilson Ramos Filho.

O palestrante convidado, Ricardo Montagnoli, é projetista mecânico formado pela Escola Técnica Gal Oswaldo Pinto da Veiga – SATC, e sócio-fundador da Montagnoli Ind. e Comércio de Válvulas Ltda. Ricardo compartilhou sua trajetória como empreendedor, abordando os desafios e as oportunidades na área da engenharia mecânica. Sua experiência prática e visão estratégica sobre o mercado enriqueceram o conhecimento dos acadêmicos, mostrando como a inovação e a iniciativa empreendedora podem transformar ideias em negócios de sucesso.
Na mesma noite, a professora Rayllana Hort Larsen, coordenadora do curso, apresentou aos acadêmicos os resultados da Avaliação Institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) no primeiro semestre de 2024, e, também, dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024.
A Ugv agradece ao palestrante Ricardo Montagnoli por compartilhar seus conhecimentos e inspirar nossos futuros engenheiros a seguir o caminho do empreendedorismo.

Mecanismos Epigenéticos e Diagnóstico Molecular são temas da Aula Inaugural 2024/2 de Biomedicina

Na noite de quinta-feira, 15 de agosto, os acadêmicos de Biomedicina da Ugv – Centro Universitário participaram da Aula Inaugural do 2º semestre de 2024. O evento ocorreu no auditório Prof. Dr. Wilson Ramos Filho, no edifício Sede.

Inicialmente, a coordenadora do curso e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição, Prof. Maria Augusta Buch, apresentou os resultados da Avaliação Institucional realizada pela CPA no primeiro semestre de 2024, destacando as melhorias implementadas na instituição com base nas avaliações dos acadêmicos.
Em seguida, a Prof.ª Me. Lidiane Fernandes realizou sua fala com o tema “Mecanismos Epigenéticos e Diagnóstico Molecular: A Chave para os Avanços na Medicina de Precisão”. Lidiane é Biomédica, Mestre e Doutoranda em Ciências Farmacêuticas, além de pesquisadora do programa Genomas Paraná.
A Ugv agradece à Prof. Lidiane pela presença e pelos conhecimentos compartilhados. Temos certeza de que esta aula especial contribuiu para um semestre produtivo e repleto de aprendizado para os futuros Biomédicos!

Continue Lendo

EDUCAÇÃO

Ugv realiza entrega de itens arrecadados duranteCampanha do Agasalho 2024

Na noite de quarta-feira, 10 de julho, a Ugv – Centro Universitário realizou a entrega dos itens arrecadados durante a Campanha do Agasalho 2024. Ao todo, foram 1.263 peças, entre blusas, casacos, calças, mantas e cobertores, arrecadadas nessa ação que mobilizou acadêmicos e colaboradores da Ugv.

As instituições sociais que agora serão responsáveis por distribuir as peças são:

Bazar Casa de Apoio Amor Fraterno;
Nossa Casa do Caminho;
Projeto Dignidade, do Instituto Marcelo Domicio Scaramella de Mello;
Setor de Apoio Humanitário da Polícia Militar de Porto União.
A Campanha do Agasalho é uma das diversas ações realizadas anualmente pela Ugv, que colocam o Compromisso Social, um dos motes da instituição, em prática. O resultado da arrecadação é fruto da participação ativa de nossos acadêmicos em prol da solidariedade e do bem-estar do próximo!

Cursos de Engenharia da Ugv realizam 1º Desafio Foguete Não Tem Ré

Química, Física, criatividade e práticas de segurança foram os ingredientes para tornar a 1ª edição do Desafio Foguete Não Tem Ré um sucesso!

Divididos em 15 equipes, os acadêmicos do 1º período das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica colocaram em prática seus conhecimentos e habilidades para o lançamento dos foguetes criados por eles, utilizando a reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre para gerar o gás CO2 como propulsor. O lançamento dos protótipos aconteceu na noite de 13 de junho, no estacionamento do edifício CTU.
Além da distância alcançada por cada foguete lançado, a criatividade na ornamentação do protótipo e a segurança no lançamento valiam pontos para decidir a equipe vencedora. A professora Cleusa Figueira explica que os acadêmicos tiveram muito trabalho antes do lançamento, montando os foguetes e fazendo testes de aerodinâmica para garantir o desempenho dos protótipos. “O objetivo principal desse projeto é envolvê-los e fazer com que eles se tornem os principais agentes da sua educação”, comenta.
A equipe vencedora do desafio foi a Falcon 9, dos acadêmicos Alisson, Renan, Lucas e Fabiano, de Engenharia Elétrica. Além de pontuar pela segurança e criatividade, o foguete da equipe foi o que voou mais longe, alcançando 250 metros de distância!
O segundo lugar ficou para a equipe Rocket League, com 144 metros alcançados no lançamento e, o terceiro, para a equipe Água da Serra, com 118 metros de distância.

Continue Lendo