Os acadêmicos dos quatro cursos de Engenharia (Civil, de Produção, Elétrica e Mecânica) do Centro Universitário Vale do Iguaçu, participaram de uma visita técnica à Usina Hidrelétrica de Itaipu Binacional, localizada no município de Foz do Iguaçu (PR). Durante a visita, os acadêmicos, acompanhados dos professores Thiago Castro Bezerra, Remei Haura Junior e Larissa Comar Neves, puderam ver as instalações da empresa, e todo o processo de produção, desde o interior da barragem, galeria dos geradores e eixo da turbina até a central de comando da Usina. Itaipu é um empreendimento binacional, administrado pelo Brasil e Paraguai, que aproveita o potencial hidráulico do rio Paraná, na fronteira, com potência de geração de 14 mil megawatts (MW) de energia limpa e renovável, capaz de atender ao desenvolvimento dos dois países.
Cerimônia de Entrega do Bisturi marca o primeiro semestre do curso de Medicina Veterinária
Na manhã da última sexta-feira, 10, aconteceu a 1º Cerimônia de Entrega do Bisturi do Curso de Medicina Veterinária aqui do Centro Universitário Vale do Iguaçu, no auditório Edson Aires da Silva. O evento contou com a presença de acadêmicos, professores, colaboradores e familiares. O cabo de bisturi entregue aos acadêmicos que concluíram o primeiro período representa a ferramenta para o salvamento de vidas na medicina veterinária. Os acadêmicos receberam os bisturis das mãos do coordenador do curso, professor João Estevão Sebben, da professora do colegiado, Bruna Rayet Ayub, e da médica veterinária Izabella Dotto, representando a empresa Brasmed, parceira do curso. O coordenador explica que o instrumento é utilizado pelos acadêmicos em diversas fases do curso, seja para conhecer a anatomia dos animais, para desenvolver processos em atendimentos e para realizar cirurgias. “Este instrumento irá acompanhá-los durante toda a jornada acadêmica para o desenvolvimento do futuro médico veterinário. O Bisturi representa, acima de tudo, salvar vidas!”, afirma Sebben. Durante sua fala no evento, a professora Bruna fez uma analogia da serventia do bisturi com a escolha da graduação. “É um material que nos permite acessar os animais quanto a cortes, incisões, perfuração e abertura. E hoje o dia é marcante especialmente quanto à abertura: abertura da vida acadêmica, da vida profissional. É um momento em que os acadêmicos estão conquistando seu primeiro período no curso e estão abrindo sua cabeça, seus olhos e o seus corações para o universo da Medicina Veterinária”, complementa.
A cerimônia terminou com muita alegria, sorrisos, fotos e apresentação musical dos futuros médicos veterinários. O evento foi transmitido ao vivo pelo Instagram da professora Bruna (@bru.ayub).
Aula Magna de Agronomia aborda manejos integrados para altas produtividades de milho
A Ugv realizou a Aula Magna do curso de Agronomia, trazendo um tema essencial para o setor agrícola: “Manejos integrados para altas produtividades de milho”. O evento ocorreu no Auditório Prof. Edson Aires e contou com a presença do engenheiro agrônomo Daniel Ceconi, que compartilhou sua experiência e conhecimento sobre estratégias para potencializar a produtividade e sustentabilidade no cultivo de milho.
Daniel Ceconi é técnico agrícola, gestor comercial pela UNINTER, engenheiro agrônomo pela UCEFF e possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UNOPAR. Durante sua palestra, ele destacou técnicas de manejo integrado que impactam diretamente no desempenho das lavouras, auxiliando os acadêmicos a compreenderem a importância de práticas modernas e eficientes na agricultura.
Além da palestra, a coordenadora do curso, prof.ª Julia Flissak, apresentou os resultados da Avaliação Institucional da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e os dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024, ressaltando a importância da participação acadêmica no aprimoramento contínuo da Ugv e na busca pela excelência acadêmica.
Com eventos como esse, a Ugv reafirma seu compromisso em oferecer uma formação de qualidade, preparando os futuros engenheiros agrônomos para os desafios do mercado.
Que este seja apenas o começo de um ano letivo repleto de aprendizados e inovação no campo!
UGV disponibiliza 262 vagas para bolsas pelo ProUni
A Ugv – Centro Universitário anunciou a disponibilidade de 198 vagas para bolsas do ProUni em União da Vitória. E na Faculdade Ugv Canoinhas são mais 64 bolsas, divididas entre diversos cursos da Instituição. Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) realiza importante trabalho de inclusão social pela concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais. Com o ProUni, é possível fazer uma graduação em instituições privadas de ensino superior. As bolsas são de 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso escolhido. Para requerer uma bolsa do ProUni o candidato precisa ter realizado o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de atender a outros requisitos exigidos no edital do programa, como renda familiar. A Ugv alerta sobre a importância dos estudantes ficarem atentos ao prazo de inscrição, para que não deixem passar a oportunidade de concorrer a uma bolsa e realizar o sonho de entrar no ensino superior! Veja, abaixo, as datas do ProUni 2025/1: Inscrições: 24 a 28 de janeiro Resultado da 1ª Chamada: 4 de fevereiro Comprovação de Informações da 1ª Chamada: 4 a 17 de fevereiro Resultado da 2ª Chamada: 28 de fevereiro Comprovação de Informações da 2ª Chamada: 28 de fevereiro a 17 de março Prazo para participar da lista de espera: 26 a 27 de março As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
A Ugv deixa os seguintes números de WhatsApp para dúvidas gerais sobre a possibilidade de bolsas de estudos na instituição.
Ugv – Centro Universitário (União da Vitória): 42 9 9122-0238