Conecte-se conosco

EDUCAÇÃO

Agora somos Ugv: Uniguaçu lança novo nome ao completar 21 anos

Na noite de sexta-feira, 19, durante o evento em comemoração ao aniversário de 21 anos da Uniguaçu, um anúncio surpreendente marcou, mais uma vez, a história da Instituição: Uniguaçu agora é Ugv!

Já consolidada como centro de referência e excelência de ensino, iniciação à pesquisa e extensão, participando ativamente do processo de desenvolvimento regional, firmando-se como Centro Universitário e expandindo sua abrangência, a Uniguaçu agora começa a escrever um novo capítulo.
Ao completar 21 anos da sua fundação em União da Vitória, o Centro Universitário Vale do Iguaçu (Uniguaçu) apresentou à comunidade o seu novo nome: Ugv – Centro Universitário.
“Agora são apenas três letras, capazes de sintetizar toda a trajetória de anos de esforços contínuos para transformar a realidade da região, sempre valorizando o que está em seu slogan, o Ensino pra Valer e Compromisso Social”, explica o reitor da Instituição, Professor Edson Aires da Silva.
A novidade foi anunciada às 20h, no salão nobre Wilson Ramos Filho, para os colaboradores e professores da Instituição, autoridades regionais e profissionais da imprensa.
Em seguida, o público presente foi encaminhado ao Edifício Francisco Clève para mais uma notícia surpresa: a inauguração de um novo setor chamado Check-in Ugv, que ficará responsável pelo atendimento exclusivo às pessoas que desejam ingressar na instituição.
O anúncio para acadêmicos e público em geral aconteceu mais tarde, no Centro de Eventos da agora Ugv, durante a “Festa das Atléticas + B-Day 21 anos Uniguaçu”, que, segundo a organização, foi um sucesso. As Associações Atléticas Acadêmicas da Instituição, cinco DJs e a Banda Tulipa atraíram um público de mais de 3 mil pessoas.
“Esse é mais um passo que damos à frente, porque sabemos que somos capazes de continuar crescendo. E esse passo marca justamente os 21 anos de existência, de ensino de qualidade e comprometimento social, então decidimos atualizar”, afirma o reitor.
Durante seu discurso, o reitor lembrou da trajetória da Instituição, que começou com dois cursos de graduação, e, que com a dedicação de seu corpo docente e quadro técnico-administrativo ao longo dos anos, consolidou-se como centro de referência e excelência de ensino superior.
“Ao Grande Vale do Iguaçu hoje apresentamos o que nos tornamos: adultos com a energia e a vitalidade dos jovens que circulam diariamente pelos nossos corredores”, complementa.

Uma história escrita com amor e zelo
A então “Faculdade Uniguaçu” passou por muitas transformações desde sua fundação, em 2001. Cresceu com a comunidade, se atualizou com novas tecnologias e evoluiu enquanto instituição de ensino.
Sem dúvida seu amadurecimento está atrelado a todo desenvolvimento ocorrido em União da Vitória, Porto União e toda região, a qual participa diretamente.
Depois de firmar-se como Centro Universitário e expandir sua abrangência, a Uniguaçu, agora Ugv, começa a escrever uma nova fase da história.
“É importante dizer que a Uniguaçu que conhecemos não está só mudando a página, mas também não está trocando de livro. A Uniguaçu que conhecemos está escrevendo um novo capítulo”, conta o professor Edson.

Inovando e quebrando paradigmas
Foi assim que os gestores da Instituição viram a oportunidade de buscar um nome mais simples e único. O rebranding da marca foi desenvolvido pela equipe de Comunicação e Marketing da Instituição, que alerta:

Ugv não é uma sigla, é um nome próprio!
Reforçando a ideia de que um nome e um logotipo devem representar a “alma” de uma empresa, o novo conjunto traz uma postura mais jovem, dinâmica, simples, criativa e descontraída, características marcantes dos acadêmicos e clima organizacional do Centro Universitário.
“Propositalmente o nosso Ugv não é escrito inteiro em letras maiúsculas, como sugerem as regras gramaticais da Língua Portuguesa para siglas de até três letras… Ugv é um nome que resume tudo, carrega a história da nossa Uniguaçu. Simboliza também o crescimento da parte acadêmica: a letra U traz um espírito de Universidade, mesmo que ainda sejamos um Centro Universitário. As letras G e V simbolizam o Grande Vale do Iguaçu, passando a mensagem do crescimento da Instituição em sua expansão territorial”, esclarece o reitor do Centro Universitário.
Em textos deve-se usar assim: Ugv, com somente o U maiúsculo. Já no logotipo, fazendo uso da liberdade artística na criação da nova identidade visual, e considerando que o novo nome “Ugv” não é uma sigla, a tipografia é apresentada toda em letras minúsculas, o que reforça a sensação de simplicidade, atualidade, ludicidade e criatividade.
A equipe de Comunicação e Marketing destaca que diversas empresas utilizam letras minúsculas em seu logotipo. Exemplos são: Globoplay, Portal G1, Amazon e Adidas.

A “pomba” continua


Convictos de que o aperfeiçoamento é o resultado da experiência do passado, o ícone que acompanha o “ugv” no logotipo se mantém, pois foi criado há 21 anos para a então “Faculdade Uniguaçu”. Com alguns detalhes ajustados, como a suavização das curvas, reajuste na proporção dos elementos e retirada de cantos pontiagudos, o símbolo continua sendo a representação das montanhas sobrepostas ao rio Iguaçu, em formato de ferradura, que abraçam a estrela na posição exata da Instituição no mapa.

Para continuar crescendo com ensino pra valer e compromisso social
“Mudamos o nome, mas os nossos valores continuam os mesmos: autonomia, cidadania, comprometimento social, ética e respeito à diversidade nunca deixaram de fazer parte do nosso cotidiano”, reforça o Vice-reitor e Pró-Reitor Acadêmico, prof. Mateus Cassol Tagliani.
Já o Pró-Reitor de Planejamento e Administração, professor Hilton Tomal, destaca: “O mundo atual, com todas as mudanças de pensamento, de comportamento, de consumo, de cultura, nos impulsionou a buscar novas formas para atender as necessidades dos acadêmicos”.
A criação do Check-in aconteceu especialmente para acolher os ingressos do Ugv – Centro Universitário. O novo setor irá funcionar como uma Central de Relacionamento, e será responsável por comunicar, atrair e ajudar as pessoas a criarem o seu “passaporte de entrada” para o ensino superior.
Todas essas mudanças e novidades marcam o aniversário de 21 anos de existência da Instituição que, mais moderna e atual, continua a sua caminhada na educação superior, sem medir esforços para entregar excelência no ensino e manter a missão de contribuir com o desenvolvimento da região.
“A Instituição trocou de nome, mas continua com a mesma essência de sempre. Agora somos Ugv e continuamos crescendo juntos. Vem muita coisa boa aí para os próximos anos”, completa o reitor professor Edson.

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

EDUCAÇÃO

Simpósio do curso de Enfermagem da Ugvaborda temas atuais da profissão

Entre os dias 02 e 05 de setembro de 2024, aconteceu o Simpósio do curso de Enfermagem da Ugv – Centro Universitário. O evento contou com palestras sobre temas atuais da profissão, e teve a participação de acadêmicos de todos os períodos do curso, além de membros do público externo, que aproveitaram a oportunidade para conhecer mais sobre a área da Enfermagem. Na segunda-feira, 02, o Simpósio foi iniciado com a presença do Conselho Regional de Enfermagem do Paraná (Coren-PR), representado pelas Enfermeiras Doutoras Daniela Avila e Jani Missel, que trouxeram informações práticas sobre o piso salarial e as atualidades da Enfermagem, traçando um panorama contemporâneo da área.

Em seguida, o Enfermeiro Elivelton Luis de Melo, Coordenador do CCHI e do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital APMI de União da Vitória, abordou o tema “Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCHI): Perspectivas Atuais”.
Na terça-feira, dia 03, os acadêmicos assistiram à palestra “Avaliação Clínica e de Enfermagem Farmacológica no Atendimento Inicial de Urgência e Emergência”, ministrada pelo Médico Álvaro Kroetz G. Gomes e pelo Farmacêutico Hospitalar egresso da Ugv, Thiago Schipitoski.
O Empreendedorismo foi destaque na quarta-feira, dia 04, com a palestra realizada por Everton Moreira, Especialista em Empreendedorismo e Negócios e Consultor do Sebrae Paraná. A noite foi finalizada com a fala da psiquiatra Margarete Olivo, que trouxe informações pertinentes para os futuros profissionais da área da Saúde sobre o Transtorno de Ansiedade.
O Simpósio foi encerrado na manhã de quinta-feira, dia 05, com uma simulação realística de resgate de um possível suicida. O cenário contou com a participação dos Bombeiros comunitários de Santa Catarina, acadêmicos e professores, e foi coordenado pelo professor Amarildo Rodrigues dos Santos.
A Ugv – Centro Universitário agradece a todos os palestrantes e profissionais envolvidos por compartilhar seus conhecimentos e experiências. Temos certeza de que o evento proporcionou aprendizados valiosos para nossos alunos, preparando-os para os desafios da carreira na área de Enfermagem!

Continue Lendo

EDUCAÇÃO

Aula Inaugural de Engenharia Mecânica: Inspirando Futuros Engenheiros com Empreendedorismo

Neste segundo semestre, a aula inaugural do curso de Engenharia Mecânica da Ugv teve como tema “Empreendedorismo na Engenharia Mecânica”. O evento aconteceu na noite de segunda-feira, 12 de agosto, no auditório Prof. Dr. Wilson Ramos Filho.

O palestrante convidado, Ricardo Montagnoli, é projetista mecânico formado pela Escola Técnica Gal Oswaldo Pinto da Veiga – SATC, e sócio-fundador da Montagnoli Ind. e Comércio de Válvulas Ltda. Ricardo compartilhou sua trajetória como empreendedor, abordando os desafios e as oportunidades na área da engenharia mecânica. Sua experiência prática e visão estratégica sobre o mercado enriqueceram o conhecimento dos acadêmicos, mostrando como a inovação e a iniciativa empreendedora podem transformar ideias em negócios de sucesso.
Na mesma noite, a professora Rayllana Hort Larsen, coordenadora do curso, apresentou aos acadêmicos os resultados da Avaliação Institucional realizada pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) no primeiro semestre de 2024, e, também, dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024.
A Ugv agradece ao palestrante Ricardo Montagnoli por compartilhar seus conhecimentos e inspirar nossos futuros engenheiros a seguir o caminho do empreendedorismo.

Mecanismos Epigenéticos e Diagnóstico Molecular são temas da Aula Inaugural 2024/2 de Biomedicina

Na noite de quinta-feira, 15 de agosto, os acadêmicos de Biomedicina da Ugv – Centro Universitário participaram da Aula Inaugural do 2º semestre de 2024. O evento ocorreu no auditório Prof. Dr. Wilson Ramos Filho, no edifício Sede.

Inicialmente, a coordenadora do curso e presidente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da instituição, Prof. Maria Augusta Buch, apresentou os resultados da Avaliação Institucional realizada pela CPA no primeiro semestre de 2024, destacando as melhorias implementadas na instituição com base nas avaliações dos acadêmicos.
Em seguida, a Prof.ª Me. Lidiane Fernandes realizou sua fala com o tema “Mecanismos Epigenéticos e Diagnóstico Molecular: A Chave para os Avanços na Medicina de Precisão”. Lidiane é Biomédica, Mestre e Doutoranda em Ciências Farmacêuticas, além de pesquisadora do programa Genomas Paraná.
A Ugv agradece à Prof. Lidiane pela presença e pelos conhecimentos compartilhados. Temos certeza de que esta aula especial contribuiu para um semestre produtivo e repleto de aprendizado para os futuros Biomédicos!

Continue Lendo

EDUCAÇÃO

Ugv realiza entrega de itens arrecadados duranteCampanha do Agasalho 2024

Na noite de quarta-feira, 10 de julho, a Ugv – Centro Universitário realizou a entrega dos itens arrecadados durante a Campanha do Agasalho 2024. Ao todo, foram 1.263 peças, entre blusas, casacos, calças, mantas e cobertores, arrecadadas nessa ação que mobilizou acadêmicos e colaboradores da Ugv.

As instituições sociais que agora serão responsáveis por distribuir as peças são:

Bazar Casa de Apoio Amor Fraterno;
Nossa Casa do Caminho;
Projeto Dignidade, do Instituto Marcelo Domicio Scaramella de Mello;
Setor de Apoio Humanitário da Polícia Militar de Porto União.
A Campanha do Agasalho é uma das diversas ações realizadas anualmente pela Ugv, que colocam o Compromisso Social, um dos motes da instituição, em prática. O resultado da arrecadação é fruto da participação ativa de nossos acadêmicos em prol da solidariedade e do bem-estar do próximo!

Cursos de Engenharia da Ugv realizam 1º Desafio Foguete Não Tem Ré

Química, Física, criatividade e práticas de segurança foram os ingredientes para tornar a 1ª edição do Desafio Foguete Não Tem Ré um sucesso!

Divididos em 15 equipes, os acadêmicos do 1º período das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica colocaram em prática seus conhecimentos e habilidades para o lançamento dos foguetes criados por eles, utilizando a reação química entre o bicarbonato de sódio e o vinagre para gerar o gás CO2 como propulsor. O lançamento dos protótipos aconteceu na noite de 13 de junho, no estacionamento do edifício CTU.
Além da distância alcançada por cada foguete lançado, a criatividade na ornamentação do protótipo e a segurança no lançamento valiam pontos para decidir a equipe vencedora. A professora Cleusa Figueira explica que os acadêmicos tiveram muito trabalho antes do lançamento, montando os foguetes e fazendo testes de aerodinâmica para garantir o desempenho dos protótipos. “O objetivo principal desse projeto é envolvê-los e fazer com que eles se tornem os principais agentes da sua educação”, comenta.
A equipe vencedora do desafio foi a Falcon 9, dos acadêmicos Alisson, Renan, Lucas e Fabiano, de Engenharia Elétrica. Além de pontuar pela segurança e criatividade, o foguete da equipe foi o que voou mais longe, alcançando 250 metros de distância!
O segundo lugar ficou para a equipe Rocket League, com 144 metros alcançados no lançamento e, o terceiro, para a equipe Água da Serra, com 118 metros de distância.

Continue Lendo