Acadêmicos do 9º período do curso de Fisioterapia da Ugv, durante o Estágio Supervisionado II, que teve início em 13 de fevereiro e término no dia 16 de julho de 2023, realizaram 2.303 sessões de fisioterapia em solo e 390 sessões em hidroterapia (piscina aquecida), totalizando 2.693 sessões com um total de 336 pacientes durante o primeiro semestre de 2023 nas dependências da Clínica Escola de Fisioterapia da Ugv – Centro Universitário. Os pacientes foram pessoas da comunidade, que agendaram seus atendimentos e obtiveram o serviço de forma gratuita.
Os atendimentos em fisioterapia ortopédica e neurológica são os de maior incidência na clínica escola. Contudo, sessões de fisioterapia respiratória, cardiológica e pediátrica também foram realizadas neste semestre. “Encerramos o primeiro semestre de 2023 com a sensação de dever cumprido! Os alunos do 9º período estão finalizando seus estágios e tenho certeza de que todos estão aptos para seguir sua carreira solo. Também ficamos ansiosos pelos novos estagiários do 8º período que em breve devem dar início a essa jornada. O estágio em fisioterapia é uma via de mão dupla, os acadêmicos ganham com a vivência da profissão e a comunidade também ganha, recebendo atendimento de qualidade e gratuito. Esperamos que essa parceria continue por muitos anos”, afirmou o professor Iago Geller, fisioterapeuta e responsável técnico pela clínica. Os agendamentos para o segundo semestre iniciam no dia 24 de julho de 2023, diretamente na secretaria da clínica ou pelo telefone/whatsapp (42) 3522 9162. Não é necessário encaminhamento médico, a avaliação é realizada pelos estagiários e professores responsáveis pela clínica. Todas as sessões acontecem de maneira individualizada e específicas para a patologia do paciente, sempre contando com a supervisão dos professores da Ugv – Centro Universitário.
Aula Magna de Agronomia aborda manejos integrados para altas produtividades de milho
A Ugv realizou a Aula Magna do curso de Agronomia, trazendo um tema essencial para o setor agrícola: “Manejos integrados para altas produtividades de milho”. O evento ocorreu no Auditório Prof. Edson Aires e contou com a presença do engenheiro agrônomo Daniel Ceconi, que compartilhou sua experiência e conhecimento sobre estratégias para potencializar a produtividade e sustentabilidade no cultivo de milho.
Daniel Ceconi é técnico agrícola, gestor comercial pela UNINTER, engenheiro agrônomo pela UCEFF e possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UNOPAR. Durante sua palestra, ele destacou técnicas de manejo integrado que impactam diretamente no desempenho das lavouras, auxiliando os acadêmicos a compreenderem a importância de práticas modernas e eficientes na agricultura.
Além da palestra, a coordenadora do curso, prof.ª Julia Flissak, apresentou os resultados da Avaliação Institucional da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e os dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024, ressaltando a importância da participação acadêmica no aprimoramento contínuo da Ugv e na busca pela excelência acadêmica.
Com eventos como esse, a Ugv reafirma seu compromisso em oferecer uma formação de qualidade, preparando os futuros engenheiros agrônomos para os desafios do mercado.
Que este seja apenas o começo de um ano letivo repleto de aprendizados e inovação no campo!
UGV disponibiliza 262 vagas para bolsas pelo ProUni
A Ugv – Centro Universitário anunciou a disponibilidade de 198 vagas para bolsas do ProUni em União da Vitória. E na Faculdade Ugv Canoinhas são mais 64 bolsas, divididas entre diversos cursos da Instituição. Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) realiza importante trabalho de inclusão social pela concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais. Com o ProUni, é possível fazer uma graduação em instituições privadas de ensino superior. As bolsas são de 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso escolhido. Para requerer uma bolsa do ProUni o candidato precisa ter realizado o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de atender a outros requisitos exigidos no edital do programa, como renda familiar. A Ugv alerta sobre a importância dos estudantes ficarem atentos ao prazo de inscrição, para que não deixem passar a oportunidade de concorrer a uma bolsa e realizar o sonho de entrar no ensino superior! Veja, abaixo, as datas do ProUni 2025/1: Inscrições: 24 a 28 de janeiro Resultado da 1ª Chamada: 4 de fevereiro Comprovação de Informações da 1ª Chamada: 4 a 17 de fevereiro Resultado da 2ª Chamada: 28 de fevereiro Comprovação de Informações da 2ª Chamada: 28 de fevereiro a 17 de março Prazo para participar da lista de espera: 26 a 27 de março As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
A Ugv deixa os seguintes números de WhatsApp para dúvidas gerais sobre a possibilidade de bolsas de estudos na instituição.
Ugv – Centro Universitário (União da Vitória): 42 9 9122-0238