Depois de um primeiro semestre produtivo, com 2.693 sessões realizadas e mais de 300 pacientes atendidos, a Clínica-escola de Fisioterapia da Ugv – Centro Universitário entrou em recesso acadêmico com o sentimento de dever cumprido.
E agora em agosto, a clínica retorna aos atendimentos para o segundo semestre, mas com uma novidade: ela foi amplamente reformada! A reinauguração do espaço aconteceu na manhã de quinta-feira, 10 de agosto, com a presença de acadêmicos, professores e colaboradores da Instituição, além de outros convidados especiais e autoridades do município de União da Vitória (Gilberto Gonçalves, Secretário de Meio Ambiente e Carlos Diego Train, Secretário de Saúde). Para o reitor da Instituição, professor Edson Aires da Silva, o objetivo da reestruturação da Clínica é justamente a busca por melhor atendimento: “Estamos sempre preocupados em melhorar os espaços, de forma que nossos alunos tenham uma boa estrutura, com qualidade, modernidade e conforto”, explica. A reforma foi realizada para melhorar a qualidade das sessões fisioterapêuticas prestadas na clínica, inaugurada em maio de 2004. Desde seu início, o espaço é utilizado pelos acadêmicos do 8º e 9º período do curso de Fisioterapia, que realizam seu Estágio Supervisionado prestando os atendimentos de forma individualizada para cada paciente, pessoas da comunidade, sob a supervisão dos professores. O coordenador do curso de Fisioterapia, professor e fisioterapeuta Marcos Ruski, explica que nova clínica-escola de Fisioterapia da Ugv tem capacidade para atender uma média de 20 pacientes por hora, de forma individualizada. No total, são 11 box de atendimento, sendo 9 convencionais, um de gameterapia e um pediátrico. Com a reforma, eles passaram por uma expansão de tamanho, visando o conforto dos pacientes durante a sessão. O espaço também possui uma área de hidroterapia com piscina aquecida e uma sala de Fisioterapia Neurofuncional com três tatames, possibilitando o atendimento de seis pacientes simultaneamente. Uma das novidades da reforma é a área de fisioterapia esportiva, com grama sintética, para atuar na prevenção e tratamento de lesões relacionadas à práticas de esportes e atividades físicas.
Direito Animal é tema de Aula Inaugural do 2º semestre de Medicina Veterinária
O Direito Animal foi o tema da Aula Inaugural de Medicina Veterinária! Na noite de terça-feira, 08, os acadêmicos de todos os períodos do curso acompanharam a fala da Advogada Soiane Rudnick, Pós-graduada em Ciências Criminais, Pós-graduanda em Direito Animalista e proprietária da Casa dos Cães. O evento ainda teve a presença da Kira, cão de busca que atua em situações de busca por odores específicos. A Ugv – Centro Universitário agradece à Soiane pela presença e por todos os conhecimentos compartilhados. Esse assunto é importantíssimo para a atuação de nossos futuros Médicos Veterinários!
Aula Magna de Agronomia aborda manejos integrados para altas produtividades de milho
A Ugv realizou a Aula Magna do curso de Agronomia, trazendo um tema essencial para o setor agrícola: “Manejos integrados para altas produtividades de milho”. O evento ocorreu no Auditório Prof. Edson Aires e contou com a presença do engenheiro agrônomo Daniel Ceconi, que compartilhou sua experiência e conhecimento sobre estratégias para potencializar a produtividade e sustentabilidade no cultivo de milho.
Daniel Ceconi é técnico agrícola, gestor comercial pela UNINTER, engenheiro agrônomo pela UCEFF e possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UNOPAR. Durante sua palestra, ele destacou técnicas de manejo integrado que impactam diretamente no desempenho das lavouras, auxiliando os acadêmicos a compreenderem a importância de práticas modernas e eficientes na agricultura.
Além da palestra, a coordenadora do curso, prof.ª Julia Flissak, apresentou os resultados da Avaliação Institucional da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e os dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024, ressaltando a importância da participação acadêmica no aprimoramento contínuo da Ugv e na busca pela excelência acadêmica.
Com eventos como esse, a Ugv reafirma seu compromisso em oferecer uma formação de qualidade, preparando os futuros engenheiros agrônomos para os desafios do mercado.
Que este seja apenas o começo de um ano letivo repleto de aprendizados e inovação no campo!
UGV disponibiliza 262 vagas para bolsas pelo ProUni
A Ugv – Centro Universitário anunciou a disponibilidade de 198 vagas para bolsas do ProUni em União da Vitória. E na Faculdade Ugv Canoinhas são mais 64 bolsas, divididas entre diversos cursos da Instituição. Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) realiza importante trabalho de inclusão social pela concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais. Com o ProUni, é possível fazer uma graduação em instituições privadas de ensino superior. As bolsas são de 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso escolhido. Para requerer uma bolsa do ProUni o candidato precisa ter realizado o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de atender a outros requisitos exigidos no edital do programa, como renda familiar. A Ugv alerta sobre a importância dos estudantes ficarem atentos ao prazo de inscrição, para que não deixem passar a oportunidade de concorrer a uma bolsa e realizar o sonho de entrar no ensino superior! Veja, abaixo, as datas do ProUni 2025/1: Inscrições: 24 a 28 de janeiro Resultado da 1ª Chamada: 4 de fevereiro Comprovação de Informações da 1ª Chamada: 4 a 17 de fevereiro Resultado da 2ª Chamada: 28 de fevereiro Comprovação de Informações da 2ª Chamada: 28 de fevereiro a 17 de março Prazo para participar da lista de espera: 26 a 27 de março As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
A Ugv deixa os seguintes números de WhatsApp para dúvidas gerais sobre a possibilidade de bolsas de estudos na instituição.
Ugv – Centro Universitário (União da Vitória): 42 9 9122-0238