Na noite de quarta-feira, 13 de março, a Ugv – Centro Universitário realizou a Cerimônia de Outorga de Título Doutor Honoris Causa ao Dr. Antonio Baylos Grau, professor catedrático de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Universidad de Castilla-La Mancha (UCLM).
O Título Doutor Honoris Causa é uma honraria concedida por instituições universitárias à personalidades que se destacam pelo seu notável trabalho acadêmico e contribuições à sociedade em sua área de atuação, seja a nível regional, nacional ou internacional. Durante o evento, realizado no auditório Prof. Dr. Wilson Ramos Filho, compuseram a mesa de autoridades: Prof. Edson Aires da Silva, Reitor e Presidente do Conselho Superior da Ugv – Centro Universitário; Prof. Mateus Cassol Tagliani, Vice-reitor e Pró-reitor Acadêmico; Prof. Hilton Tomal, Pró-Reitor de Planejamento e Administração; Prof. João Vitor Passuello Smaniotto, Pró-reitor de Pós-graduação, Iniciação à Pesquisa e Extensão; Dr. Célio Horst Waldraff, Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR) e mantenedor da instituição; Prof. Dr. Wilson Ramos Filho, mantenedor da instituição; O homenageado é Doutor em Direito pela Universidad Complutense de Madrid, diretor do departamento de Ciência Jurídica da Faculdad de Derecho y Ciencias Sociales de Ciudad Real e diretor do Centro Europeu e Latino-americano para o Diálogo Social (CELDS). Autor de mais de 20 livros, alguns com tradução ao português, e mais de trezentos artigos e capítulos de livro. Pertence ao conselho de reitores do Centro Internacional de Estudos Sociais, localizado em Roma. A honraria foi concedida ao Dr. Baylos Grau por seu notável trabalho acadêmico e significativas contribuições ao direito do trabalho e sindical, sendo referência na luta acadêmica e política na defesa dos Direitos Humanos. “A concessão de um título Honoris Causa é um momento importantíssimo para uma instituição de ensino. É quando a gente pode expressar para o homenageado o quão importante ele e sua obra é para nossa vida acadêmica e para a instituição, em frente a toda a sociedade civil, jurídica e acadêmica”, explica o Pró-reitor, João Vitor Passuello Smaniotto. Além de autoridades regionais, a solenidade contou com a presença da professora de Direito do Trabalho e Seguridade Social da Universidade de Valência na Espanha, Dra. Adoración Guamán, da Dirigente da Central Sindical Comisiones Obreras de Cataluña Espanha, Dra. Cristina Faciaben. Nessa passagem pelo Brasil, o jurista espanhol recebeu também o título de Cidadão Honorário da cidade do Rio de Janeiro, na segunda-feira, 11.
Aula Magna de Agronomia aborda manejos integrados para altas produtividades de milho
A Ugv realizou a Aula Magna do curso de Agronomia, trazendo um tema essencial para o setor agrícola: “Manejos integrados para altas produtividades de milho”. O evento ocorreu no Auditório Prof. Edson Aires e contou com a presença do engenheiro agrônomo Daniel Ceconi, que compartilhou sua experiência e conhecimento sobre estratégias para potencializar a produtividade e sustentabilidade no cultivo de milho.
Daniel Ceconi é técnico agrícola, gestor comercial pela UNINTER, engenheiro agrônomo pela UCEFF e possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UNOPAR. Durante sua palestra, ele destacou técnicas de manejo integrado que impactam diretamente no desempenho das lavouras, auxiliando os acadêmicos a compreenderem a importância de práticas modernas e eficientes na agricultura.
Além da palestra, a coordenadora do curso, prof.ª Julia Flissak, apresentou os resultados da Avaliação Institucional da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e os dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024, ressaltando a importância da participação acadêmica no aprimoramento contínuo da Ugv e na busca pela excelência acadêmica.
Com eventos como esse, a Ugv reafirma seu compromisso em oferecer uma formação de qualidade, preparando os futuros engenheiros agrônomos para os desafios do mercado.
Que este seja apenas o começo de um ano letivo repleto de aprendizados e inovação no campo!
UGV disponibiliza 262 vagas para bolsas pelo ProUni
A Ugv – Centro Universitário anunciou a disponibilidade de 198 vagas para bolsas do ProUni em União da Vitória. E na Faculdade Ugv Canoinhas são mais 64 bolsas, divididas entre diversos cursos da Instituição. Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) realiza importante trabalho de inclusão social pela concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais. Com o ProUni, é possível fazer uma graduação em instituições privadas de ensino superior. As bolsas são de 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso escolhido. Para requerer uma bolsa do ProUni o candidato precisa ter realizado o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de atender a outros requisitos exigidos no edital do programa, como renda familiar. A Ugv alerta sobre a importância dos estudantes ficarem atentos ao prazo de inscrição, para que não deixem passar a oportunidade de concorrer a uma bolsa e realizar o sonho de entrar no ensino superior! Veja, abaixo, as datas do ProUni 2025/1: Inscrições: 24 a 28 de janeiro Resultado da 1ª Chamada: 4 de fevereiro Comprovação de Informações da 1ª Chamada: 4 a 17 de fevereiro Resultado da 2ª Chamada: 28 de fevereiro Comprovação de Informações da 2ª Chamada: 28 de fevereiro a 17 de março Prazo para participar da lista de espera: 26 a 27 de março As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
A Ugv deixa os seguintes números de WhatsApp para dúvidas gerais sobre a possibilidade de bolsas de estudos na instituição.
Ugv – Centro Universitário (União da Vitória): 42 9 9122-0238