Em Assembleia Geral Ordinária, a Fundação de Radiodifusão Ermindo Francisco Roveda elegeu nesta terça-feira, 23 de abril, novos membros e nova Diretoria Executiva. A reunião aconteceu no edifício Sede da Ugv – Centro Universitário.
As mudanças prometem alavancar a produção de conteúdo educativo e cultural no Vale do Iguaçu e região. O novo presidente da Diretoria Executiva, professor Edson Aires da Silva (Reitor da Ugv – Centro Universitário), comenta que os novos membros estarão empenhados em fazer com que o Vale do Iguaçu e região ganhe um novo canal de comunicação e entretenimento totalmente atualizado e que realmente esteja presente no dia a dia da população. Os novos membros da Diretoria Executiva são: Diretor Presidente: Edson Aires da Silva Diretor Vice-Presidente: Eduardo Marafon Silva Diretor Administrativo-Financeiro: Andre Luiz Proner Diretor Técnico: Ricardo Fernando Martins “Como afiliado da TV Cultura, o nosso canal virá para oferecer uma variedade de programas de entretenimento que atendam a diferentes gostos e interesses. O canal pode ser uma plataforma para promover a cultura local, exibindo programas sobre história, tradições, arte, esporte, música e eventos culturais da região. Além disso, é claro que vamos apresentar muito conteúdo educativo, fortalecendo o aprendizado contínuo da população em diferentes áreas… E com isso o grupo de Coligadas UB pode vir a contribuir muito. Mas claro que vamos continuar aproveitando parte da programação com o que há de melhor sendo produzido pela TV Cultura atualmente. Aguardem muitas novidades!”, conta o professor Edson Aires. O professor Edson faz parte do grupo Coligadas UB, do qual fazem parte as seguintes instituições de ensino superior: Centro Universitário Campo Real (Guarapuava, Irati e Laranjeiras do Sul/PR); Ugv – Centro Universitário (União da Vitória/PR); Faculdade Ugv (Canoinhas/SC); Faculdades do Centro do Paraná – UCP (Pitanga/PR); Faculdades Integradas do Vale do Ivaí – Univale (Ivaiporã/PR).
O MEC comprova: Curso de Direito da UGV é o 4º melhor do paraná!
O curso de Direito da Ugv já é reconhecido há anos por ser o melhor do Vale do Iguaçu e região. Mas a notícia que chegou neste mês de abril é ainda melhor! O Curso de Direito da Ugv é o 4º melhor do Paraná!
Segundo dados do Índice Geral de Cursos (IGC) divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) em 2 de abril de 2024, no ranking paranaense, o curso de Direito da Ugv ocupa a 4ª posição entre instituições públicas e privadas (universidades, centros universitários e faculdades). O IGC é calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), do MEC, e leva em conta a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação, a qualificação do corpo docente, a infraestrutura e os recursos pedagógicos. Nesta análise, o curso de graduação em Direito da Ugv ficou com conceito 4. As notas são atribuídas em uma escada de 1 a 5. Para o MEC, instituições avaliadas com conceitos 4 e 5 são consideradas de excelência. Para o coordenador do curso, professor Sandro Perotti, é uma excelente notícia a conquista do conceito 4: “Esse resultado reflete o árduo trabalho e dedicação de todos os envolvidos: professores, alunos e equipe administrativa. Esse reconhecimento é um reflexo do compromisso contínuo com a excelência acadêmica, a qualidade do ensino e a formação de profissionais éticos e competentes para o mercado de trabalho e para a sociedade como um todo. É uma conquista significativa, mas também é um estímulo para que continuemos avançando e superando desafios. Temos plena consciência de que a jornada pela excelência é contínua e requer esforço coletivo e constante. Por isso, reitero o meu agradecimento a todos os que contribuíram para esse resultado. Parabéns a todos nós por essa conquista!”, comemora o professor! O Reitor da Ugv, professor Edson Aires, também expressou seu entusiasmo e orgulho diante deste feito. “O alcance desse reconhecimento do MEC é um testemunho do compromisso incessante da Ugv com a qualidade de ensino, a inovação pedagógica e a formação integral dos nossos alunos.” E vem mais novidades por aí! Em junho de 2024 o curso de Direito da Ugv será agraciado pela segunda vez consecutiva com o Selo OAB Recomenda. A premiação representa uma luta histórica da OAB em defesa da qualidade do ensino jurídico no Brasil. A Ugv segue sempre em desenvolvimento, fortalecendo seu lema que é “Ensino pra Valer e Compromisso Social”.
Aula Magna de Agronomia aborda manejos integrados para altas produtividades de milho
A Ugv realizou a Aula Magna do curso de Agronomia, trazendo um tema essencial para o setor agrícola: “Manejos integrados para altas produtividades de milho”. O evento ocorreu no Auditório Prof. Edson Aires e contou com a presença do engenheiro agrônomo Daniel Ceconi, que compartilhou sua experiência e conhecimento sobre estratégias para potencializar a produtividade e sustentabilidade no cultivo de milho.
Daniel Ceconi é técnico agrícola, gestor comercial pela UNINTER, engenheiro agrônomo pela UCEFF e possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UNOPAR. Durante sua palestra, ele destacou técnicas de manejo integrado que impactam diretamente no desempenho das lavouras, auxiliando os acadêmicos a compreenderem a importância de práticas modernas e eficientes na agricultura.
Além da palestra, a coordenadora do curso, prof.ª Julia Flissak, apresentou os resultados da Avaliação Institucional da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e os dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024, ressaltando a importância da participação acadêmica no aprimoramento contínuo da Ugv e na busca pela excelência acadêmica.
Com eventos como esse, a Ugv reafirma seu compromisso em oferecer uma formação de qualidade, preparando os futuros engenheiros agrônomos para os desafios do mercado.
Que este seja apenas o começo de um ano letivo repleto de aprendizados e inovação no campo!
UGV disponibiliza 262 vagas para bolsas pelo ProUni
A Ugv – Centro Universitário anunciou a disponibilidade de 198 vagas para bolsas do ProUni em União da Vitória. E na Faculdade Ugv Canoinhas são mais 64 bolsas, divididas entre diversos cursos da Instituição. Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) realiza importante trabalho de inclusão social pela concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais. Com o ProUni, é possível fazer uma graduação em instituições privadas de ensino superior. As bolsas são de 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso escolhido. Para requerer uma bolsa do ProUni o candidato precisa ter realizado o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de atender a outros requisitos exigidos no edital do programa, como renda familiar. A Ugv alerta sobre a importância dos estudantes ficarem atentos ao prazo de inscrição, para que não deixem passar a oportunidade de concorrer a uma bolsa e realizar o sonho de entrar no ensino superior! Veja, abaixo, as datas do ProUni 2025/1: Inscrições: 24 a 28 de janeiro Resultado da 1ª Chamada: 4 de fevereiro Comprovação de Informações da 1ª Chamada: 4 a 17 de fevereiro Resultado da 2ª Chamada: 28 de fevereiro Comprovação de Informações da 2ª Chamada: 28 de fevereiro a 17 de março Prazo para participar da lista de espera: 26 a 27 de março As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
A Ugv deixa os seguintes números de WhatsApp para dúvidas gerais sobre a possibilidade de bolsas de estudos na instituição.
Ugv – Centro Universitário (União da Vitória): 42 9 9122-0238