Conecte-se conosco

SOCIEDADE

UNIÃO DA VITÓRIA TERÁ PROGRAMAÇÃO ESPECIAL DE PÁSCOA

União da Vitória se prepara para a data festiva mais doce do ano, a Páscoa. Com decoração especial, Osterbaum, Toca do Coelho, Carrossel e diversas atrações culturais a “Páscoa da União” será aberta oficialmente na sexta-feira, 01 de abril, na Praça Coronel Amazonas, às 19h.

Organizada pela administração municipal a programação especial se concentrará na Praça, onde será instalada a Toca do Coelho e um Carrossel temático e de onde sairão os passeios de Trenzinho e de Latamotiva. A Toca do Coelho, Carrossel e Latamotiva serão atrações gratuitas.

O objetivo da “Páscoa da União” é o de oferecer a toda as famílias de União da Vitória e da região uma opção de lazer e lembrar a data que é tão importante para a cultura local, como a arte das Pêssankas que terá uma exposição especial com 10 esculturas de Pêssankas gigantes.

Durante a abertura oficial da programação haverá um Sarau Cultural com diversas apresentações artísticas e folclóricas e venda de artesanato típico, que também acontecerá durante os dias 02 e 03.

A encenação da Paixão de Cristo, na sexta-feira santa, 15 de abril, também faz parte da programação e acontecerá em frente a Catedral Sagrado Coração de Jesus, às 19h30

Veja a programação completa:

01/04 19h Abertura oficial da PÁSCOA DA UNIÃO na Praça Coronel Amazonas

Abertura da Toca do Coelho

Abertura da Exposição de Pêssankas

Sarau Cultural

Apresentações Folclóricas

Venda de artesanato típico

02/04 Venda de artesanato típico

03/04 Venda de artesanato típico

Toca do Coelho:

– Dias 01 e 02(sexta e sábado), das 19h às 22h.

– Dia 03 (domingo), das 17h às 20h

– Dias 08 e 09 (sexta e sábado) das 19h às 22h.

– Dia 10 (domingo) das 17h e às 20h

– De 11 a 14 (segunda a quinta) das 19h às 22h.

– Dia 16 (sábado) das 19h às 22h.

Passeio de Trenzinho

Valor R$ 5,00 por pessoa

– Dia 01 (sexta), das 19h às 21:15h.

– Dias 02 e 03 (sábado e domingo), das 16h às 20h

– Dia 08 (sexta e sábado) das 19h às 21:15h.

– Dias 09 e 10 (sábado e domingo) das 16h às 20h

– De 11 a 14 (segunda a quinta) das 19h às 21:15h.

-Dia 16 (sábado) das 16h às 20h.

*Após estes horários não serão vendidos mais ingressos.

Passeio de Latamotiva

– Dias 01 e 02(sexta e sábado), das 19h às 22h.

– Dia 03 (domingo), das 17h às 20h

– Dias 08 e 09 (sexta e sábado) das 19h às 22h.

– Dia 10 (domingo) das 17h e às 20h

– De 11 a 14 (segunda a quinta) das 19h às 22h.

– Dia 16 (sábado) das 19h às 22h.

15/04 – Sexta feira santa

Encenação na Paixão de Cristo com o Grupo Teatral

Local: Em frente à Catedral Sagrado Coração de Jesus

Hora: às 19h30.

30 de março de 2022 – Da Redação

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

SOCIEDADE

Professor Raulino Bortolini é homenageado nos 132 anos de União da Vitória

O Maestro e Professor Raulino Bortolini foi homenageado durante a cerimônia cívica de hasteamento da bandeira no domingo, 27, em comemoração dos 132 anos de União da Vitória.

A homenagem foi prestada pela Administração Municipal em agradecimento aos anos de trabalho realizados pelo professor e maestro em benefício de toda o Município, entre elas a letra do Hino de União da Vitória que foi escrita no ano de 1983.

“O professor Raulino é referência quando se fala em educação e em música em União da Vitória, e nada mais justo do que homenageá-lo neste dia tão importante para todos nós”, afirmou o prefeito Bachir Abbas

Histórico do Professor e Maestro Raulino Bortolini

Raulino nasceu em Jaraguá do Sul – SC, em uma família de músicos, cursou piano durante 7 anos realizando curso para regentes na Secretaria de Cultura do Paraná. Foi instrumentista e fez parte da banda de música do Colégio São Paulo em Ascurra – SC.

Quando universitário, na cidade de Lorena – SP fez pare de uma de rock chamada “Feitiço da Praça”, como guitarrista.

Fundador e regente da Banda Marcia Túlio de França de 1975 a 1985.

Regente do coral Túlio de França de 1973 a 1978 onde também promovia o Festival de Cantos Vale do Iguaçu.

Regente do coral da Catedral Sagrado Coração de Jesus de 1976 a 1993.

Foi regente do coral infantil e adulto do Sesi de Porto de 1978 a 1991.

Fundador e regente da Banda Municipal Emilio Taboada Diez em 1981 e ficou a frente da banda por 31 anos.

Regente do coral infantil do Colégio São José de 1996 a 2000.

Foi por 3x presidente da ALVI – Academia de Letras do Vale do Iguaçu.

Foi professor no Ensino Médio e Superior no Estado do Paraná e em Colégios de União da Vitória

Em 1992 recebeu a honraria de Título de Cidadão Honorário de União da Vitória.

31 de março de 2022 – Da Redação

Continue Lendo

SOCIEDADE

Morre o radialista Orley do R. Maltauro

Na manhã da terça-feira, 29, faleceu o radialista Orley do R. Maltauro, aos 71 anos de idade. Ele estava internado na UTI do Hospital Maternidade APMI e sofreu uma parada cardíaca.

Dono de uma voz marcante, com um humor inigualável. Ele sempre tinha um argumento na ponta da língua e uma risada marcante. Destaque em todas as emissoras que passou, Orley atualmente comandava o programa Brike Brak e também o Top Esporte, da Rádio Colmeia, de Porto União.

Além do rádio, Orley atuou diretamente na gestão esportiva, no Departamento Municipal de Esportes, em Porto União, em várias gestões administrativas.

Nas redes sociais as manifestações de carinho ao Orley são inúmeras.

Continue Lendo

SOCIEDADE

MUSEU E BIBLIOTECA ANIZ DOMINGOS É INAUGURADO NO ANIVERSÁRIO DE UNIÃO DA VITÓRIA

Depois de mais de 10 anos de espera foi inaugurado neste domingo, 27, aniversário de 132 anos de União da Vitória, o Museu Histórico e Biblioteca Aniz Domingos. O espaço que foi totalmente reformulado no ano de 2021 a partir de agora será o novo espaço de cultura do município e terá em seu acervo peças que contam a história de União da Vitória e de toda a região.

“Há 10 anos que esse museu estava pronto e não foi aberto. E agora estamos conseguindo fazer a abertura desse espaço para o que ele foi construído na verdade, para servir como um espaço de cultura e de educação”, afirmou o prefeito Bachir Abbas que agradeceu a família Domingos pelo investimento que fizeram na construção e na manutenção da história e da cultura e lembrou da professora Alzira Domingos, falecida recentemente, e do professor Aniz Domingos que dá nome ao museu.

O trabalho para a dar vida ao espaço foi todo desenvolvido pela Secretaria da Cultura que buscou parcerias, entre elas com o Instituto Federal do Paraná, para buscar peças que estão compondo o museu e também para reunir os livros que compõe o acervo da biblioteca.

A secretaria da cultura, Francielle Misturini, agradeceu a todos que trabalharam para abrir as portas do museu no aniversário do Município e ressaltou a importância do espaço para fortalecer a história de toda a região. “União da Vitória é uma terra de caminhos, são 132 anos de vida, de superação e esse museu é o merecimento por tudo e só o começo de uma história, porque a cidade merece muito mais”, afirmou Misturini.

O museu Aniz Domingos também foi contemplado com o programa “Sementes do MUPA” que levará para 7 cidades de todo o Estado parte do acerto do Museu Paranaense, que trará para o União da Vitória exposições que antes só aconteciam em grandes centros.

O Museu e a Biblioteca já estão de portas abertas para a população, fica localizado na rua Prudente de Moraes, 48, e o horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 9:00 às 12:00 das 13:30 às 18:00.

28 de março de 2022 – Da Redação

Continue Lendo