A equipe de docentes do Centro Universitário Vale do Iguaçu se reuniu entre os dias 18 e 22 de julho, para a Semana Pedagógica 2022/2, que tem como objetivo a formação continuada dos professores e preparação para o semestre letivo que se inicia.
De acordo com o Pró-reitor Acadêmico, Prof. Mateus Cassol Tagliani, o programa de formação continuada dos professores contempla assuntos institucionais de cunho acadêmico e visa proporcionar aos docentes, um suporte para que possam desenvolver suas habilidades em sala de aula. “A semana pedagógica contou com uma programação bem diversificada e atrativa. Esperamos que todos tenham um excelente semestre letivo”, comenta Tagliani. A abertura aconteceu na segunda-feira, com o encontro de Coordenadores das Coligadas UB, no Centro Universitário Campo Real, em Guarapuava. A partir da terça-feira, a programação continuou em União da Vitória, com os professores de todos os cursos da Instituição. No dia 19, as boas-vindas ficaram por conta do Prof. Mateus, que junto dos professores Jefferson Santos e Larissa Jagnez, apresentaram os resultados obtidos no Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA), que aconteceu no primeiro semestre. O Pró-reitor de Planejamento e Administração, Prof. Hilton Tomal, complementou a apresentação, mostrando as melhorias feitas na Instituição e as novidades que virão neste próximo semestre. Em seguida o Prof. João Vitor Smaniotto Passuello explanou sobre Pesquisa no Âmbito Institucional. Na quarta-feira, 20, aconteceram mais duas grandes palestras que abordaram temas atuais e que precisam ser debatidos: LGBTfobia e docência: ensinar para (e com) a diversidade, com o Prof. Me. Fabio Augusto de Souza, e Saúde mental pós-pandemia, com a professora da casa, psicóloga e psicanalista Luane Lima. Ainda durante a noite, o Prof. Hilton Tomal falou brevemente sobre Saúde e Segurança do Trabalhador dentro da empresa. Na oportunidade, foram apresentados os membros da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (CIPA), e a professora Prof. Me. Silmara Brietzig Hennrich, presidente da Comissão explicou o papel e a importância da CIPA dentro da Instituição. O encerramento da Semana Pedagógica 2022/2, no dia 21, ficou por conta do reitor, professor Edson Aires da Silva, que falou sobre “O impacto da Análise dos Dados no ensino superior” aos docentes. Após a palestra aconteceu um jantar de confraternização na sala multidisciplinar.
Aula Magna de Agronomia aborda manejos integrados para altas produtividades de milho
A Ugv realizou a Aula Magna do curso de Agronomia, trazendo um tema essencial para o setor agrícola: “Manejos integrados para altas produtividades de milho”. O evento ocorreu no Auditório Prof. Edson Aires e contou com a presença do engenheiro agrônomo Daniel Ceconi, que compartilhou sua experiência e conhecimento sobre estratégias para potencializar a produtividade e sustentabilidade no cultivo de milho.
Daniel Ceconi é técnico agrícola, gestor comercial pela UNINTER, engenheiro agrônomo pela UCEFF e possui MBA em Liderança e Gestão de Pessoas pela UNOPAR. Durante sua palestra, ele destacou técnicas de manejo integrado que impactam diretamente no desempenho das lavouras, auxiliando os acadêmicos a compreenderem a importância de práticas modernas e eficientes na agricultura.
Além da palestra, a coordenadora do curso, prof.ª Julia Flissak, apresentou os resultados da Avaliação Institucional da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e os dados do Simulado Dia e Noite de Avaliação (DNA) 2024, ressaltando a importância da participação acadêmica no aprimoramento contínuo da Ugv e na busca pela excelência acadêmica.
Com eventos como esse, a Ugv reafirma seu compromisso em oferecer uma formação de qualidade, preparando os futuros engenheiros agrônomos para os desafios do mercado.
Que este seja apenas o começo de um ano letivo repleto de aprendizados e inovação no campo!
UGV disponibiliza 262 vagas para bolsas pelo ProUni
A Ugv – Centro Universitário anunciou a disponibilidade de 198 vagas para bolsas do ProUni em União da Vitória. E na Faculdade Ugv Canoinhas são mais 64 bolsas, divididas entre diversos cursos da Instituição. Criado em 2004 pelo Governo Federal, o Programa Universidade para Todos (ProUni) realiza importante trabalho de inclusão social pela concessão de bolsas de estudo integrais ou parciais. Com o ProUni, é possível fazer uma graduação em instituições privadas de ensino superior. As bolsas são de 100% ou 50% do valor da mensalidade do curso escolhido. Para requerer uma bolsa do ProUni o candidato precisa ter realizado o ENEM – Exame Nacional de Ensino Médio, obter média mínima de 450 pontos e nota maior que zero na redação, além de atender a outros requisitos exigidos no edital do programa, como renda familiar. A Ugv alerta sobre a importância dos estudantes ficarem atentos ao prazo de inscrição, para que não deixem passar a oportunidade de concorrer a uma bolsa e realizar o sonho de entrar no ensino superior! Veja, abaixo, as datas do ProUni 2025/1: Inscrições: 24 a 28 de janeiro Resultado da 1ª Chamada: 4 de fevereiro Comprovação de Informações da 1ª Chamada: 4 a 17 de fevereiro Resultado da 2ª Chamada: 28 de fevereiro Comprovação de Informações da 2ª Chamada: 28 de fevereiro a 17 de março Prazo para participar da lista de espera: 26 a 27 de março As inscrições devem ser feitas pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior
A Ugv deixa os seguintes números de WhatsApp para dúvidas gerais sobre a possibilidade de bolsas de estudos na instituição.
Ugv – Centro Universitário (União da Vitória): 42 9 9122-0238
Ugv recebe pela segunda vez o selo “Instituição Socialmente Responsável” da ABMES
Pela segunda vez consecutiva, a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES) anuncia a concessão do “Selo Instituição Socialmente Responsável” à Ugv – Centro Universitário, reconhecendo e certificando sua destacada participação na 20ª edição da Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior.
O selo é um reconhecimento que atesta o compromisso da Ugv com práticas socialmente responsáveis, e reforça o papel fundamental da instituição não apenas na formação acadêmica de seus estudantes, mas também na construção de uma sociedade mais justa e solidária.
Durante a 20ª edição, a Ugv demonstrou um comprometimento exemplar com diversas atividades e projetos, desde iniciativas de inclusão social até programas de sustentabilidade ambiental, o que não apenas reconhece as conquistas passadas, mas também inspira a Ugv a continuar liderando iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e o compromisso social.
Essa conquista também é mérito dos nossos acadêmicos, professores e colaboradores, que dia a dia estão envolvidos nos mais variados projetos. Parabéns a todos nós da Ugv!